Esta data comemorativa leva ao lançamento uma edição especial de quatro vinhos
Aproveitando a data comemorativa é apresentada uma edição especial de quatro vinhos e uma nova tisana “que expressa a essência das vinhas de Alvarinho, contendo, entre ervas autóctones e flores da vinha, uva desidratada e folhas de videira”.
O Soalheiro celebra o lançamento da sua primeira garrafa, cujo rótulo, datado de 20 de Março de 1982, contava com a assinatura de João António Cerdeira, fundador, e dos dois filhos, Maria João e António Luís, que actualmente lideram o projecto.
“O Soalheiro começou pelas mãos da família Cerdeira, mas é hoje uma família de muitas famílias e um vinho produzido a muitas mãos. E é isso que queremos celebrar ao longo deste ano. O território, a cultura única de Monção e Melgaço, a nossa equipa e as mais de 150 famílias de viticultores que fazem parte do Soalheiro”, afirma Maria João Cerdeira, responsável de viticultura do Soalheiro.
Para assinalar a efeméride, o produtor lança duas novidades: uma edição exclusiva de quatro vinhos e, numa evolução da linha de infusões The Pur Terroir, a sua primeira tisana – Tisana das Nossas Vinhas, numa edição limitada de 1982 unidades, (referência ao ano da garrafa original), que celebra a biodiversidade das vinhas em modo de produção biológico do Soalheiro.
A singularidade da edição especial começa na seleção de duas colheitas guardadas até hoje em cubas de inox, de perfis muito distintos – 2015 e 2018 – com a intenção de evidenciar o potencial de envelhecimento da casta Alvarinho, bem como de demonstrar a subtileza das características de cada ano vinícola no perfil de cada colheita. Um equilíbrio entre natureza e enologia, que se convida a provar, comparar e recriar.
Para Luís Cerdeira, enólogo do Soalheiro, “no Minho, as celebrações fazem-se à mesa, reunindo família e amigos e, por isso, esta edição especial é um convite, ou melhor, um pretexto para momentos de partilha, de conversas, de experiências - que é, no fundo, o grande propósito do vinho”.
A Soalheiro Edição Especial 40 Anos é assim composta por dois vinhos de lote, testemunhos de duas colheitas de anos distintos – 2015 L 15, um ano frio, que resultou num Alvarinho fresco e vibrante, agora engarrafado após sete anos em cuba de inox com envolvimento das borras finas de cada nova colheita; 2018 L18, um ano quente, que deu origem a um Alvarinho largo e persistente, com quatro anos em cuba de inox sem intervenção; e dois blends propostos pelo produtor: 2015 L1518, composto essencialmente pela colheita de 2015 (fria), 15% da colheita de 2018 (quente) e um segredo de adega, e 2018 L1815, em percentagens inversas. Um jogo de enologia, que o produtor convida a explorar em provas cegas e com combinações próprias.
Os rótulos destes quatro vinhos homenageiam a garrafa original, numa recriação que transporta o nome do fundador, João António Cerdeira, um tributo ao pioneiro que fundou em família a primeira marca de Alvarinho de Melgaço.
Dando seguimento à recente aposta na linha de infusões biológicas, produzidas integralmente na propriedade, é também lançada a Tisana das Nossas Vinhas que, resulta de blend entre elementos naturais das vinhas, nomeadamente película e grainha de uva Alvarinho, folhas de videira de Alvarinho, alecrim, pétalas de rosa, hortelã verde, cidreira, pétalas de perpétua vermelha e roxa, que nascem livremente, lado a lado com as videiras do Soalheiro.
Além de exaltar a essência da vinha, apresenta propriedades antioxidantes, devido à presença de taninos da película e da grainha da uva biológica de Alvarinho. Uma curiosidade adicional: a Tisana é embalada num saco do tecido Invinotex, feito com os resíduos de vindima de uva biológica de Alvarinho.
Recorde-se que a linha de infusões The Pur Terroir é composta por 10 variedades diferentes produzidas em modo biológico certificado e processo manual, da colheita à seleção, que garante a integridade das folhas e alta concentração de óleos essenciais, preservando as suas propriedades aromáticas e terapêuticas naturais.