Roquette & Cazes: o conhecido e celebrado Xisto está de volta

por: Zita Ferreira Braga
Roquette & Cazes: o conhecido e celebrado Xisto está de volta
Roquette

A Roquette & Cazes acaba de apresentar a nova edição do seu topo de gama Xisto, um vinho apenas produzido em anos de qualidade excepcional.


O Xisto – Roquette & Cazes 2018 já se encontra disponível, em quantidades muito limitadas.

Considerado um dos vinhos mais emblemáticos da região do Douro, o Xisto – Roquette & Cazes apenas é engarrafado em anos de elevadíssima qualidade.
Essa decisão está entregue exclusivamente à vontade da natureza – que determina não apenas que colheita garante a qualidade excecional necessária para produzir este vinho, mas também em que quantidades.

O ano de 2018 reuniu, felizmente, todas as condições exigidas pelas equipas de enologia que fazem parte do projecto Roquette & Cazes: de um lado, Manuel Lobo, enólogo da Quinta do Crasto (da família Roquette, no Douro), e de outro Daniel Llose, enólogo do Château Lynch-Bages (da família Cazes, em Bordéus).
Juntos são responsáveis pela primeira abordagem à vinha e ao vinho, que segue depois para uma prova conjunta para se decidir se é ou não “ano de Xisto”.

A resposta foi unânime: 2018 foi considerado um ano de excelência, sobretudo no que diz respeito à frescura, concentração, estrutura e definição aromática nos vinhos tintos da região. Estava, assim, tomada a decisão de lançar uma nova edição do topo de gama da “joint-venture” das famílias Roquette e Cazes, uma parceria e amizade que dura há duas décadas.

De cor violeta carregada, o Xisto – Roquette & Cazes 2018 destaca-se desde o primeiro contacto, pela complexidade e excelente concentração aromática, marcada pelas frescas notas de frutos silvestres, em perfeita sintonia com suave especiaria.
No palato revela toda a sua elegância, evoluindo rapidamente para um vinho de grande dimensão, com taninos de textura fina. O final é elegante e persistente, perfil típico de um vinho fiel ao terroir do Douro Superior.

Na base desta receita estão as técnicas e tecnologia de Bordéus, sem nunca perder a identidade e ADN da região do Douro – ou não fosse a combinação perfeita entre as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, provenientes de vinhas velhas, o ingrediente-chave. O Xisto – Roquette & Cazes 2018 foi submetido a um estágio de 20 meses em barricas novas de carvalho francês (100%).


Ao mercado chegam apenas sete mil exemplares desta edição, às quais se juntam 200 garrafas em formato Magnum (1,5 litros). Em simultâneo com o lançamento do Xisto - Roquette & Cazes 2018, será também disponibilizada a nova colheita do clássico Roquette & Cazes 2019 

 

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade