Enoturismo ganha destaque no Brasil

por: Ana Torrinha
Enoturismo ganha destaque no Brasil
Passagens Promo

O país encara o Enoturismo como uma das principais apostas para angariar turistas portugueses.

A Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo reforça a aposta do Brasil no mercado do Enoturismo e encara o sector como um dos grandes destaques para o futuro do Turismo no Brasil e para o mercado português.

Em 2020, o Brasil destacou-se no que toca à reputação dos seus vinhos – tendo recebido a premiação de 55 rótulos brasileiros, no âmbito da International Wine Challenge, a competição de vinhos mais influente do mundo.  E a região do Sul está entre os grandes centros para o Enoturismo – nomeadamente as regiões de Bento Gonçalves e Santa Catarina.

“O Brasil não é só um destino de praia, mas também produz vinhos que estão entre os melhores do mundo. Sabemos que o turista português é, na sua generalidade, um amante de vinho, e que a indústria da vinicultura é muito importante em Portugal. No território brasileiro, é também possível viver experiências inigualáveis no que toca ao Enoturismo e queremos mostrá-las ao mundo”, declara Carlos Brito, Presidente da Embratur.

A maior parte da produção de vinho no Brasil está, neste momento, concentrada no Sul do País - é o caso da Serra Gaúcha, região localizada no Estado Rio Grande do Sul e que se posiciona como a mais representativa região vinícola do Brasil. Aqui, localiza-se a cidade Bento Gonçalves, apelidada de “Capital Brasileira da Uva e do Vinho” - a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência e Denominação de Origem para os vinhos e espumantes ali produzidos. Nesta cidade, localizada a mais de 600m acima do nível do mar, encontram-se dezenas de vinícolas – das maiores do país, como é o caso de Vale dos Vinhedos.

As rotas turísticas e experiências na região são bastante diversificadas, desde tratamentos de corpo com a utilização de substâncias extraídas das uvas á degustação de um bom vinho, tudo isto aliado à hospitalidade local.

Ainda no Sul do Brasil, a região de Santa Catarina ganha também destaque no mercado do Enoturismo – onde é possível degustar bons vinhos e espumantes em vários programas disponíveis para os turistas. É possível conhecer os espaços de cultivo, a produção do vinho, participar em degustações, ou até mesmo assistir à colheita da uva, através de visitas programadas e guiadas.

A grande maioria das vinícolas do território brasileiro possuem o selo de 'Turismo Responsável', atribuído pelo Ministério do Turismo Brasileiro e as suas experiências e passeios são pensados para todos os públicos.

Além da região Sul, tradicional produtora de vinhos no Brasil, outra rota que tem vindo a destacar-se é a do Vale do São Francisco, importante rio da região nordeste do Brasil.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade