Caves do Vinho do Porto Burmester valorizam o seu Património Histórico

Caves do Vinho do Porto Burmester valorizam o seu Património Histórico
Wine Tourism in Portugal

As icónicas caves de Vila Nova de Gaia foram remodeladas e o circuito de visitas enriquecido com novidades que integram o arquivo histórico da marca.

Durante o confinamento, em que foram obrigados a manter as portas fechadas para o público, a Sogevinus aproveitou para fazer algumas remodelações ao espaço e dar um novo uso a algum património histórico da empresa em que estava em arquivo. Esse património integra agora o circuito da visita, tornando-a ainda mais enriquecedora e apelativa. 

Entre as novidades estão a criação de um mini museu composto por máquinas antigas utilizadas no processo de vinificação, incluindo a fase de angarrafamento e de rotulagem. Aqui, os visitantes terão a oportunidade de compreender os processos e de descobrir os métodos aplicados na génese da produção do vinho do Porto. Uma nova área da exposição, baseada no arquivo histórico da Burmester, é também agora outro dos pontos de interesse adicional da visita, revelando material diverso como correspondência, rótulos antigos, fotografias e múltiplos documentos que testemunham como era a actividade da empresa nos últimos séculos.

"Sendo uma marca que conta com quase 300 anos de vida, a Burmester tem um arquivo muito rico, cheio de histórias para contar e que ajudam a perceber a forma como a marca foi evoluindo e conquistando o seu espaço, até se tornar na referência que é hoje", explica Maria Manuel Ramos, "Considerámos que tínhamos aqui uma oportunidade para valorizar o passado da empresa e, nesse sentido, quisemos presentear o nosso público com mais algumas dessas histórias e curiosidades, o que nos permitiu enriquecer a visita e torná-la ainda mais distintiva", conclui a directora de turismo da Sogevinus.

Conhecidas pela sua atmosfera autêntica e tradicional, as caves Burmester oferecem ainda aos seus visitantes a possibilidade de verem o balseiro mais antigo do grupo Sogevinus - objecto que data de 1883; poderão ainda passar pelos túneis onde o vinho do Porto é envelhecido e onde é possível sentir um aroma único no ar, provocado pela evaporação do álcool através da madeira, num fenómeno que é conhecido como angel's share.

Para além da visita convencional, é também possível agendar visitas privadas que dão acesso à garrafeira histórica, onde estão armazenados alguns dos mais carismáticos vinhos da marca, bem como ao terraço, um local privilegiado para a realização de provas de vinhos exclusivas. As visitas às caves Burmester estão disponíveis em seis idiomas: português, inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.

No ano passado, as caves de vinho do Porto Burmester foram distinguidas com o prémio "Travellers' Choice 2020", galardão atribuído pelo TripAdvisor, que premeia as atracções turísticas preferidas dos visitantes. Em 2019, receberam um total de cerca de 123 mil pessoas, o que as coloca entre as caves de vinho do Porto mais visitadas em Vila Nova de Gaia.

 

 

 

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade