DOC Douro da Kopke ganha um novo nome é agora São Luiz.

por: Zita Ferreira Braga

Os Douro DOC da Kopke numa homenagem ao seu terroir assinam agora São Luiz


A Sogevinus apostando num futuro com crescimento dos vinhos DOC  e numa forma de homenagear o “berço dos seus vinhos e uma das quintas mais emblemáticas da região do Douro”, os DOC Douro da Kopke ganham um novo nome e passam agora a chamar-se São Luiz.

“Douro sublinhado” é a nova assinatura de marca, que apresenta uma imagem que lembra a antiga tradição “que mandava pintar de branco os muros da quinta, autênticos pedaços de história que sublinham a paisagem duriense e sustentam vinhas e a sabedoria de várias gerações”.

Gabriela Coutinho, Marketing Director da Sogevinus, explica os motivos que levaram a trazer à actualidade outros tempos : “O primeiro objectivo é criar uma marca de vinhos Douro DOC, independente do universo do vinho do porto, sem, no entanto, perder o prestígio e o know-how associados à marca Kopke. O segundo, é homenagear o terroir destes vinhos, responsável pelo seu carater único.  E terminando explica "Por último, e não menos importante, queremos construir uma marca com notoriedade e uma proposta de valor relevante para o consumidor”.

Durante muitos anos, no início do período Pascal , a tradição mandava pintar os muros de branco, como um sinal  de boas-vindas ao padre que celebrava a missa na capela de Santa Quitéria. Estes muros tornaram-se num símbolo de identidade da quinta para todos que a vislumbravam enquadrada na magnífica paisagem do Douro. São verdadeiros pedaços de história que sustentam vinhas, o trabalho e sabedoria de várias gerações, sublinhando a paisagem do Douro.

O foco da Sogevinus em vinhos DOC tem sido crescente e é visível o empenho para tornar esta categoria cada vez mais promissora. O investimento continua, não só, nas marcas e na sua identidade, mas também nas áreas de viticultura e vinificação.

Ao longo das últimas décadas tem sido desenvolvido o estudo aprofundado de castas explorando a plantação das variedades que melhor se adequam às diferentes exposições e altitudes do terroir. Uma visão do vinho que começa assim na vinha não descurando uma melhoria constante nas práticas de vinificação como como a refrigeração das uvas à chegada após a vindima para permitir uma fermentação mais controlada, um esmagamento e desengace muito suaves para preservar a qualidade e uma remontagem muito cuidada contribuíram decisivamente para elevar a qualidade dos vinhos.

No portfolio de São Luiz, estão patentes duas referências de colheitas e duas referências de reservas, ambos nas versões tinto e branco, já disponíveis no mercado com nova imagem. Para outubro, estão previstas novidades com lançamentos na categoria Winemaker’s Collection – uma coleção de vinhos que nasce do espírito experimentalista do enólogo da marca  - e na categoria Quinta São Luiz, que inclui uma coleção de vinhos de quinta, que expressam de forma única as características singulares do terroir.

O lançamento desta nova marca será acompanhado de uma campanha publicitária multimeios, desenvolvida com a Saint Pirate, em exterior, imprensa, digital e pontos de venda, que está on air a partir de  15 de Setembro e que se prolongará pelos meses de Setembro e Outubro.

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