Inovação, alianças e a melhoria da coordenação são elementos essenciais para tornar o enoturismo num motor do desenvolvimento rural.
É esta mensagem que surge da quinta Conferência Mundial da OMT sobre Turismo Enológico que se celebrou esta semana no Alentejo (Portugal) envolvendo o tema “O enoturismo como motor de desenvolvimento rural”.
Em consonância com o tema central do Dia Mundial doTurismo 2021 que se celebra a a 27 de Setembro a Conferencia juntou os representantes dos sectores publico e privado com o objectivo de maximizar a maior contribuição do sector num crescimento inclusivo.
Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT na abertura da conferência afirmou “A pandemia reforçou o papel do Turismo no progresso do desenvolvimento rural. O enoturismo e a sua ligação com o território, os produtos locais e as tradições abrem novas oportunidades para avançar no emprego e na inclusão das zonas rurais.”
Por seu lado Pedro Siza Vieira, ministro português para a Economi,afirmou que o enoturismoocupa um lugar principal e de grande importâncai no Plano económico e Turístico Nacional.