Torres Vedras projecta rota de enoturismo na Estrada Nacional 9

por: Zita Ferreira Braga

A Câmara Municipal de Torres Vedras está a trabalhar num projecto de criação de uma rota dedicada ao enoturismo.



 A rota projectada acompanhará o percurso, no concelho, da Estrada Nacional 9, “uma via estruturante que acompanha as áreas de maior concentração de vinha no território”.

 Alguns elementos locais como agentes públicos e privados, hotelaria, restauração, produtores e comerciantes irão dar forma a esta rota turística, que terá como sede a Casa do Espírito Santo, um edifício actualmente em ruína, em Carvoeira.


O projecto prevê a reconversão da Casa do Espírito Santo num estabelecimento de enoturismo que passará a ser local de referência na freguesia e no Concelho, “proporcionando experiências associadas à apreciação de vinhos locais e à participação na cultura e tradição vitivinícola do território”.


A sede da Rota do Vinho – N9 – Torres Vedras irá juntar-se às 13 unidades de enoturismo do Concelho, integrando deste modo a oferta que divulga e dá a conhecer “este território vinhateiro e o seu património histórico-cultural” por intermédio de visitas guiadas, provas de vinhos e refeições temáticas.

É de salientar que esta  “aposta do enoturismo no território conhece um crescimento acentuado desde 2018, ano em que a Rede Europeia das Cidades do Vinho atribuiu a distinção “Cidade Europeia do Vinho” a Torres Vedras.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways