Espumante Quintas de Melgaço Velha Reserva regressam ao mercado

por: Zita Ferreira Braga
Espumante Quintas de Melgaço Velha Reserva regressam ao mercado
Divulgação

Três anos depois a nova colheita do espumante Alvarinho Quintas de Melgaço Velha Reserva chega ao mercado com apenas 580 garrafas disponíveis.

Quintas de Melgaço, um projecto único que reúne mais de 530 pequenos e médios produtores do concelho homónimo, “já habituou o mercado à casta Alvarinho nas suas mais ousadas facetas”.

Depois de três anos de stock esgotado, o produtor apresenta o Quintas de Melgaço Velha Reserva 2017, “um espumante Alvarinho, elaborado em método Clássico, com estágio mínimo de 36 meses em garrafa”.

É na sala de provas da Quintas de Melgaço que “repousam” os espumantes até estarem prontos a servir.
Três anos depois da colheita, na hora de abrir a garrafa, “o QM Velha Reserva 2017 mostra-se límpido, de cor citrina, com espuma fina e muito delicada”.

E ainda “o corpo é cheio, mas a bolha é fina e de cordão persistente. O seu aroma frutado, com notas de laranja e tangerina, é acompanhado de nuances de frutos secos”.

À mesa, o QM Velha Reserva é um “vinho democrático”, sendo uma “excelente companhia” com mariscos, peixes ou assados como o leitão ou o cabrito.


Embora surpreenda pelo tempo de estágio na região dos Vinhos Verdes, este espumante corresponde em absoluto aos objectivos futuros da Quintas de Melgaço, que pretendem elevar o Alvarinho e a região “ao lugar cimeiro dos vinhos europeus”.

Pedro Soares, o administrador-delegado da Quintas de Melgaço, refere: “Durante estes 26 anos o nosso compromisso foi sempre para com a qualidade do Alvarinho. Testamos e experimentamos, da vinha à adega, novas expressões da casta em busca de uma qualidade de nível mundial. E, felizmente, estamos a chegar lá. O espumante QM Velha Reserva 2017 é um espumante surpreendente, fiel à Alvarinho, capaz de ombrear com vinhos de topo de todo o mundo”, afirma terminando,

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways