Aeternus: o vinho de homenagem a Américo Amorim

por: Zita Ferreira Braga

O lançamento oficial do Aeternus assinala a comemoração dos 20 anos da família Amorim no negócio do vinho.

 

Apaixonado pelo Douro, pelos socalcos da vinha centenária e pelos quilómetros de muros de xisto que enriqueceram a região ao longo dos tempos, Américo Amorim rapidamente encontrou na beleza da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo a concretização de um sonho antigo.” , refere a nota de imprensa
Em 1999 adquiriu a propriedade, oficializando deste modo a entrada da família Amorim na produção de vinho de elevada qualidade.

Vinte anos 20 anos depois, “o projecto é uma referência incontornável não apenas na história dos vinhos do Douro, mas também de Portugal”.

Em 2018, a Quinta de Taboadella, no Dão, foi adquirida pelo que a  família Amorim passou a actuar “em duas regiões clássicas de enorme potencial e futuro”, estando o lançamento oficial previsto para 2020.

Precursor do projecto, Américo Amorim é agora homenageado com um vinho feito a partir da memorável vindima de 2017, ano do seu falecimento.
O Aeternus é proveniente da melhor vinha centenária da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, plantada em sólidas rochas de xisto ao longo de cerca de 2,5 hectares, com uma produção média de apenas 0,4 kg por planta.”

O resultado é a expressão fiel do terroir distinto da região, “combinando a robustez das castas indígenas com a perseverança humana, numa afirmação do perfil clássico do Douro, da sofisticação do seu carácter único e longevidade iminente – tal como a marcante história e percurso do homem que o inspira.”

A exclusividade deste vinho está bem patente na sua limitada produção - apenas 3.566 mil garrafas disponibilizadas para todo o mundo.

A estreia do Aeternus 2017 fica ainda marcada pela expressiva pontuação de 94-96 pontos atribuída pelo crítico internacional Mark Squires (Robert Parker) confirmando a sua “grande personalidade e potencial”. A par deste resultado, destaque ainda para as altas pontuações atribuídas aos icónicos Mirabilis Tinto 2017 (96-98 pontos), Mirabilis Branco 2018 (92-94 pontos), Quinta Nova Grande Reserva 2017 (96-98 pontos) e Quinta Nova Grande Reserva Referência 2017 (94-96 pontos).

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade