Mostra de Vinhos em Fernando Pó chega no princípio de Maio

por: Zita Ferreira Braga

A Mostra de Vinhos em Fernando Pó, na sua 24ª edição regressa, este ano, uma semana mais cedo que o habitual.



Nos dias 03, 04 e 05 de Maio, realiza-se a 24ª edição da Mostra de Vinhos em Fernando Pó apresentando os melhores vinhos produzidos no concelho de Palmela.

A 24.ª edição do certame, organizado pela Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, foi apresentada no dia 16 de Abril, na Casa Dupó.

A organização decidiu “antecipar a data da Mostra, de forma a não coincidir com a realização do Mercado Caramelo, em Pinhal Novo, criando, assim, espaço para as duas festividades no calendário anual”, explicou Bruno Pedroso, representante da organização.

A prova de vinhos e o concurso para eleger os 10 Melhores Vinhos do Ano são os pontos altos do certame.
Este ano, estarão em prova 26 vinhos tintos e 14 brancos, entre os quais vão ser escolhidos, em prova cega, pela Câmara de Provadores da CVRPS - Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, os 10 premiados, a divulgar no último dia.

Serão 24 os expositores presentes, 12 dos quais vitivinicultores, e ainda outros produtos regionais, como queijos, enchidos e doçaria.

Na Mostra há gastronomia regional, uma exposição de equipamentos relacionados com a vinha e um programa de animação que inclui provas comentadas, Show Cooking, animação musical e também actividades de enoturismo, passeios pedestres e visitas a adegas são outros atractivos para os cerca de 7.500 visitantes esperados.
Com entradas a dois euros e, o copo oficial da Mostra, por três euros, é possível provar todos os vinhos, tanto os da prova e como os dos expositores.

A Mostra realiza-se, pelo segundo ano, no renovado pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó - fruto de uma candidatura do Município ao Portugal 2020, no âmbito do projecto Centro Rural Vinum - que “é hoje um espaço melhor preparado para receber a Mostra” salientou o Presidente, Álvaro Balseiro Amaro.

A Câmara Municipal atribui um apoio financeiro no valor de 2.500 euros e apoios logísticos e técnicos estimados em 7.600 euros. “Temos aqui agentes, produtores e parceiros empenhados, com visão, com qualidade, com determinação e, portanto, acreditamos que vai ser uma excelente edição”, referiu o Presidente.


Cecília Sousa, Presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, que também apoia a Mostra, considera, igualmente, que o certame é o resultado da união de vontades “das autarquias, produtores, parceiros e agentes da terra que, ao longo do tempo, têm elevado o nível de qualidade deste evento”.


Também presentes na apresentação estiveram João Palhoça, da AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, e Henrique Soares, Presidente da CVRPS. Ambos reconhecem o caminho que a Mostra ajudou os vitivinicultores desta região a trilhar ao longo destes 24 anos e apontam agora como principal desafio criar valor e sustentabilidade para o sector.  

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways