Encontros com Pequenos Produtores Verdes, Dão e Lisboa

por: Zita Ferreira Braga

Dia 30 de Março, na Loja da Conceição da Garrafeira Nacional há encontro com Pequenos Produtores

 

A Garrafeira Nacional mantém aposta em dar a conhecer os pequenos produtores que estão a dar cartas no mercado, com a produção de vinhos de qualidade superior.

No próximo dia 30 de Março, os vinhos convidados são oriundos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Dão e Lisboa.

Entre as 16:00 e as 18:00, a Loja da Conceição, que está situada na Rua da Conceição 20/26, esquina com Rua dos Fanqueiros 73, recebe uma prova de vinhos Quinta de San Joanne (Verdes), Quinta da Ponte Pedrinha (Dão), Nuno Mira de Ó (Dão) e Baías e Enseadas (Lisboa), apresentada e comentada pelos produtores.


Quinta de San Joanne - para concretizar os seus objectivos, “desde o início trilhou um caminho bem diferente do que era usual para a produção de Vinho Verde: recusando-se por exemplo a introduzir CO2 no vinho, que era o que na época definia o estilo do Vinho Verde.”

Em produção desde 1996, João Pedro Araújo produz o “Terroir Mineral”, das castas Loureiro e Avesso, “com um perfil cristalino e profundo, que lhe permite evoluir em garrafa e melhorar com a idade, contrariando o senso comum de que o Vinho Verde só podia ser bebido jovem e mostrando que trabalhando-se com qualidade, este vinho pode envelhecer como qualquer outro vinho de carácter.

Quinta da Ponte Pedrinha - Com uma localização privilegiada na Região do Dão, a Quinta da Ponte Pedrinha é propriedade de Maria de Lourdes Osório, estando na posse da família há mais de três séculos e conta também com uma longa tradição vitivinícola. “A Quinta da Ponte Pedrinha situa-se na sub-região da Serra da Estrela a 400 metros de altura com as suas vinhas desenvolvidas em solos graníticos.”


Nuno Mira do Ó - Este jovem produtor trabalha com vinhas de 30 anos de idade até centenárias pela Região Centro do país, com vinhas implantadas num planalto a 500 metros de altitude. “Os vinhos são feitos numa antiga adega de pedra, onde a vinificação é bastante minimalista.”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways