Real Companhia Velha investe no acesso à informação

por: Zita Ferreira Braga

A 30 de Agosto de 2018 a Real Companhia Velha inaugurou o “17•56 Museu & Enoteca”, um centro de visitas, localizado à beira do rio Douro, no Cais de Gaia.



“17•56 Museu & Enoteca” é “um espaço cheio de dinâmica” que recentemente ganhou o prémio de ‘Melhor Enoturismo’ pela Revista de Vinhos.

Há novidades no que toca ao Museu, que agora pode ser “visitado” on-line, através do site www.museurealcompanhiavelha.pt, e que no segundo sábado do mês tem uma entrada gratuita, para cidadãos nacionais.

 

A apresentação do espaço no universo on-line “engloba uma pequena explicação sobre a missão e os objectivos do 17•56 Museu da 1.ª Demarcação.”

Nesse espaço que fala sobre a Exposição Permanente, vai perceber “como está segmentado o museu em si e o que significa cada um dos seus sete capítulo.”

A cada mês, Ana Paula Dias, Conservadora do Museu, elege para o site a ‘Peça do Mês’, descrevendo-a.

No separador ‘Coleções’ é feita uma súmula sobre o espólio etnográfico e documental – onde se destaca o Alvará Régio assinado por D. José I, exposto no Museu na versão original, intocável, e em duas versões digitais, passíveis de serem folheadas –, assim como as obras de pintura, entre outras peças que fazem parte do acervo da empresa.

No site  consta também uma breve apresentação da Real Companhia Velha, assim como da totalidade do centro de visitas 17•56 Museu & Enoteca, que, como o nome indica, acrescenta ao Museu a Enoteca, no primeiro piso.

Todos os detalhes sobre localização, como chegar, horários, tipologia de bilhetes disponíveis e contactos está também presente neste espaço on-line. Para além de informativo, dispõe de algumas fotos, dispostas a “abrir o apetite” para o visita in loco ao 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha.

De salientar que o  nome 17•56 Museu & Enoteca faz referência ao ano da instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (também denominada por Real Companhia Velha), o mesmo da 1.ª Demarcação do Douro: 1756, mais precisamente a 10 de Setembro.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways