Colômbia marca presença na BTL com várias iniciativas, sendo o destque para a homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura no contexto da série Cem Anos de Solidão, além das suas seis regiões turísticas.
Como entidade vinculada ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia e responsável por promover o turismo no país, a ProColombia apresenta na BTL uma oferta turística inovadora baseada na obra-prima de Gabriel García Márquez. Isso faz parte da estratégia Macondo, inspirado no país da beleza e do lançamento da aguardada série Cem Anos de Solidão da Netflix.
Quinze empresas desenvolveram experiências únicas que combinam roteiros literários, actividades culturais, gastronomia e observação de aves, convidando os viajantes a mergulhar no universo do realismo mágico. Informações detalhadas sobre as ofertas de cada empresa. Além disso, três empresas colombianas estarão presentes para apresentar directamente suas ofertas: All Reps, Hotel Isla del Encanto e EM Hotels.
O presidente da ProColombia disse: “O turismo é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável e uma janela para a alma cultural do nosso país. Acreditamos que promover essas experiências fortalece a nossa economia, gera oportunidades para as comunidades locais e também presta homenagem ao legado de Gabriel García Márquez".
Carmen Caballero destacou que estas propostas turísticas são um convite "para que o mundo descubra nossas histórias, paisagens e tradições através da lente do realismo mágico."
O turismo na Colômbia registou em 2024 mais de 6,6 milhões de visitantes não residentes, representando um crescimento de 8,5% em relação a 2023. O número de chegadas de estrangeiros residentes em Portugal à Colômbia teve um aumento de 8,7% em comparação com o mesmo período de 2023.
Jornalista