O Natal e o Final do Ano são um pretexto para um período de férias. Os destinos mais procurados são México, República Dominicana, Brasil, Dubai, Miami e Nova Iorque, e por cá, Madeira e Açores, revela a DS Travel.
Nestas viagens, cada passageiro adulto gasta, no mínimo, em média, entre 1 500 a dois mil euros por viagem. Igualmente, os mercados de Natal figuram no topo das atracções turísticas desta época, com destaque para o Norte da Europa, para países como França, Bélgica, Alemanha, Hungria, República Checa, Suíça, Áustria ou Polónia, com um valor médio gasto por viagem entre os 700 e os mil euros.
De acordo com a DS Travel, a duração das viagens também tem vindo a aumentar, embora as designadas ‘escapadelas de fim de semana’ se mantenham com um período médio de quatro dias.
A Coordenadora Nacional da DS Travel, explica que devido à divulgação nas redes sociais “os mercados de Natal têm sido cada vez mais procurados". O que faz com que nesta época exista um aumento da procura, "principalmente em formato de escapadelas de fim de semana, com uma duração média de quatro dias". Embora a aviação, e os alojamentos, estejam mais caros, assim como "a massificação de certos destinos", que provoca o aumento da oferta e especula os preços, "continuamos a registar uma forte procura". Marta Almeida sublinha: "Muitos portugueses procuram fugir do frio e viajam para lugares mais quentes e, por outro lado, também para países muito mais frios que Portugal, para os tradicionais mercados de Natal”. No Brasil os Estados mais procurados são: Salvador, Maceio, Fortaleza, Cumbuco e Rio de Janeiro.
A DS Travel prevê que em 2025 a maior procura se mantenha para as Caraíbas e para os cruzeiros no Mediterrâneo. Com o regresso do voo charter directo de Lisboa, a Jamaica também deverá ser um dos destinos de eleição do próximo ano.
Jornalista