O estado brasileiro de Minas Gerais encontra-se em Portugal para apresentar os seus atractivos turísticos, culturais e gastronómicos.
Apresenta um programa em que promove iniciativas que facilitam o intercâmbio de negócios e investimentos, além de reforçar as relações económicas e comerciais bilaterais.
Neste contexto, será realizado uma abordagem de capacitação em turismo e investimento no dia 15 de Novembro, no hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, seguido de um jantar do Chef
Caio Soter, que destacará a gastronomia mineira
Os queijos e vinhos mineiros serão o ponto de partida da viagem criativa do chef Caio Soter, que trará a tradição para a mesa de uma forma moderna e inovadora. Responsável pela cozinha do Pacato, um dos mais importantes restaurantes de Belo Horizonte, o chef brasileiro tem privilegiado os produtos da terra, preservando sabores e saberes.
A iniciativa integra a "Semana da Gastronomia Mineira", durante a qual, no dia 13 de Novembro, um chef lisboeta acolherá um chef mineiro no seu restaurante, convidado pelo grupo Fartura Gastronomia.
Para o governador do Estado, "Minas Gerais e Portugal têm uma ligação profunda, partilhando a língua e raízes culturais e históricas. Com apenas algumas horas de distância, acreditamos que, ao fortalecer a cooperação e as relações bilaterais, podemos aumentar o fluxo turístico entre os dois destinos." Romeu Zema reforçou que além de criar novas oportunidades de negócios para "investidores e empresários portugueses e brasileiros", irá "impulsionar as exportações, importações e o crescimento conjunto dos dois mercados."
Recentemente, as relações entre os dois países foram reforçadas com a assinatura de um Memorando de Interesse entre o Governo de Minas Gerais e a Câmara de Comércio Portuguesa, realizado no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no passado dia 04 de Outubro.
O Estado já havia promovido acções na BTL em Lisboa, na Wine & Travel Week e no Essência do Vinho no Porto, e está actualmente a implementar o projecto "Minas em Portugal", com iniciativas voltadas para ampliar parcerias, estabelecer colaborações com cidades portuguesas e fomentar o comércio mineiro junto aos empresários locais. O projecto inclui ainda intercâmbio cultural, programas de capacitação, eventos de networking e iniciativas para atracção de investimentos.
Investimentos portugueses em Minas Gerais ¹
O investimento directo português no Brasil atingiu um pico histórico em 2022, segundo o Banco Central do Brasil, e Minas Gerais tem beneficiado dessa tendência. Entre 2019 e 2024, foram formalizados investimentos portugueses no Estado, totalizando 120 milhões de reais (19.630 milhões de euros), através de projectos como a nova unidade hoteleira Vila Galé Brasil, que criará 120 postos de trabalho em Ouro Preto, e a fábrica de cápsulas de café da Mocoffee, que empregará 80 pessoas na região Sul/Sudoeste de Minas, sendo 30 em posições permanentes nos primeiros três anos. A Mota-Engil, conglomerado português de construção, também estabeleceu uma sede em Belo Horizonte.
Minas Gerais como destino turístico ¹
Minas Gerais tem-se afirmado como um destino turístico atractivo para portugueses, sendo o segundo maior mercado emissor de turistas, com 44.670 registos, superando os números pré-pandemia em 2023. O aumento do fluxo de turistas portugueses reflecte o interesse crescente pelo Estado.
Relações bilaterais entre Minas Gerais e Portugal ¹
Portugal dispõe de uma representação consular em Belo Horizonte, além de dois consulados honorários em Montes Claros e Juiz de Fora. De acordo com o Relatório da Emigração de 2022, 11.375 cidadãos portugueses estavam registados no consulado de Belo Horizonte. A TAP assegura voos directos entre Lisboa e Belo Horizonte, fortalecendo a ligação turística e comercial entre as duas capitais.
Comércio bilateral: Exportações e importações ¹
Em 2023, Minas Gerais foi o oitavo estado brasileiro com maior volume de exportações para Portugal, representando 1,5% do total das exportações brasileiras para o país. Nos primeiros nove meses de 2024, as exportações de Minas para Portugal cresceram 14%, com destaque para o café (44,5%), querosenes de aviação (24,6%), peças de motores (9,5%) e produtos para cuidados capilares (4,6%).
No mesmo período, Minas Gerais foi o quinto maior estado importador de produtos portugueses, responsável por 4,6% das importações do Brasil. As importações de Portugal para Minas Gerais cresceram 51,8%, com aumentos significativos em azeite (49,72%), máquinas e aparelhos eléctricos (15,38%), vinhos (4,52%) e peixes congelados (3,9%).
¹ Governo de Minas Gerais
Jornalista