Tailândia pretende atingir 45 milhões de turistas no final de 2024

por: Joana Quintas
Tailândia pretende atingir 45 milhões de turistas no final de 2024
Turismo da Tailândia

Após dois anos de uma crise no turismo sem precedentes, devido ao encerramento das fronteiras à entrada de turistas estrangeiros durante a pandemia, a Tailândia espera receber 35 milhões de turistas em 2024.

Este número está ainda abaixo dos 40 milhões registados em 2019, mas representa já um acréscimo de 25% em relação aos 28,1 milhões observados em 2023. No entanto, as receitas de turismo deverão totalizar um valor recorde de 50 mil milhões de euros (cerca de 12% do PIB tailandês), valor este 49% superior aos 33,4 mil milhões de euros registados em 2023.

Os números acima indicados estão em linha com a estratégia da Autoridade de Turismo da Tailândia em apostar numa oferta mais qualificada, dirigida a públicos com maior poder de compra. O turismo de natureza, o turismo sustentável e o turismo de luxo estão actualmente na ordem do dia no que se refere à promoção do destino, assim como a qualificação da oferta em regiões tradicionalmente menos turísticas, como é o caso de Khao Sok, Khao Lak, Ayutthaya ou Kanchanaburi, mas com grande potencial de divulgação nos mercados externos.

No final de Junho de 2024 o mercado asiático representava 73% do turismo internacional no destino, o mercado europeu 21%, o mercado americano 4,2% e os restantes mercados apenas 1,8%. A China, Malásia, Índia e a Rússia destacam-se entre os principais países emissores de turistas para o país, contudo, a Europa do Norte e, principalmente, o Sul da Europa estão com taxas de crescimento acima dos 30% face a 2023, prevendo-se que ultrapassem os números de 2019 já no final deste ano. O mercado português não é excepção e está a registar um crescimento de 36% em relação a 2023, o que deverá corresponder a 50 mil turistas no final de 2024.

Apesar das guerras e da instabilidade política em vários pontos do planeta, o destino continua a ser considerado um dos mais seguros do mundo e com uma melhor relação preço/qualidade. A oferta crescente de voos internacionais, não só para Banguecoque como também para Phuket, Krabi e Chiang Mai, tem vindo a contribuir para tornar o mais acessível.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways