Vhils inaugurou Mural, para reforçar a visibilidade e a diferenciação do país

por: António Manuel Teixeira

O mural que Vhils inaugurou em Bruxelas é o mais recente exemplo do apoio que o Turismo de Portugal tem dado à arte e em particular à urbana, como forma de reforçar a visibilidade e a diferenciação do país.

O facto de Portugal ser um país com uma enorme diversidade histórica, cultural e artisticamente influente, onde a arte oferece viagens enriquecedoras e emocionais – desde as gravuras rupestres do Vale do Côa à arte moderna – permite que o turismo desempenhe um importante papel na afirmação e divulgação internacional da arte e dos artistas portugueses em estreita ligação com a oferta turística associada ao destino Portugal.

O trabalho de Alexandre fartos "é um excelente exemplo da arte que a todos toca, expressando nas suas obras uma reflexão particular e irreverente sobre os lugares, as memórias, a história, ou a humanização, deixando uma marca indelével na cultura urbana em Portugal e a nível mundial", afirma o Turismo de Portugal (TP).

O turismo cultural é uma das tendências que cada vez mais atrai viajantes de todo o mundo, em busca de experiências genuínas, locais, enriquecedoras e inspiradoras. Por isso, o TP tem vindo a apostar e a apoiar diversas iniciativas artísticas, de que são exemplo: “Murais da Liberdade”, “Muro dos Oceanos”, “Portugal ManualCurated Cultural Experiences”, ”SketchTour Portugal”, Tours Literários Portugueses e “Viagem a Portugal Revisited”, entre outras.

A arte urbana em Portugal tem-se destacado nos últimos anos "enquanto expressão cultural vibrante e um poderoso motivo de atracção turística". É uma forma de arte que "combina audácia e criatividade e que tem estado a revitalizar a cena cultural em várias cidades portuguesas, tornando-as mais atractivas para os viajantes". Simultaneamente, artistas portugueses têm obtido reconhecimento internacional, com obras em várias cidades do mundo, como é o exemplo maior do Vhils, o que é "um forte contributo para fazer crescer a reputação e o interesse de Portugal como destino turístico", sublinha a entidade promotora do destino nacional.

 

“This is Art” celebra as revoluções democráticas, nomeadamente o 25 de abril

“This is Art”, é a mais recente obra de Vhils e acaba de ser inaugurada no centro de Bruxelas. Retrata um rosto feminino que, nas palavras do artista, "contempla o futuro da Europa e a sua diversidade, fruto de várias revoluções democráticas, incluindo a portuguesa revolução dos cravos".

Depois de Londres, Paris, Nova Iorque, São Paulo, Hong Kong e Orly, agora Bruxelas, a capital da Europa.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca a importância da arte na promoção do turismo em Portugal e sublinha que “este projecto em particular eleva aspetos relevantes da identidade nacional, pelo que é um projecto que nos orgulha duplamente ter apoiado.”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways