Macedo de Cavaleiros: duas praias e dois operadores de ecoturismo, com Bandeira Azul

por: António Manuel Teixeira
Macedo de Cavaleiros: duas praias e dois operadores de ecoturismo, com Bandeira Azul
Autarquia de Macedo de Cavaleiros

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Quercus distinguiram uma vez mais as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira, na Albufeira do Azibo, com o selo máximo da qualidade balnear.

O que significa que ambas abrirão mais uma época a ostentar a Bandeira Azul e o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”.

Para a Praia da Fraga da Pegada é o 21.º ano consecutivo de Bandeira Azul e o 16.º colorido a dourado. E para a congénere da Ribeira é a 15.ª ronda seguida que a cor do céu premeia, sob a forma de bandeira, águas e areal, sendo a 14.ª campanha com o estandarte da Quercus.

Este novo reconhecimento espelha assim a excelência e a consistência de dois porta-estandartes naturais e turísticos da região, mas traduz, também, como sublinha o presidente do Município de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, o “trabalho e dedicação de inúmeras entidades e munícipes, que, no dia a dia, ano após ano, se esforçam para manter em equilíbrio o desenvolvimento local com o respeito pelo meio ambiente”. No cumprimento dos critérios ecológicos, educacionais, de segurança e de acessibilidade que norteiam os programas da ABAE e da Quercus.

Nos últimos anos, de Junho a Setembro, as praias da Albufeira do Azibo têm recebido "entre 350 mil a 400 mil visitantes, e cada vez mais veraneantes espanhóis. Indicadores que deverão ser pelo menos mantidos na próxima época balnear. Ouro sobre azul. De ano para ano tem sido assim, e 2024 não fugirá à regra", revela a autarquia em comunicado.

A Albufeira do Azibo, que faz parte da bacia hidrográfica do rio Sabor e é formada por três linhas de água (o rio Azibo e as ribeiras do Azibeiro e do Reguengo), abrange as freguesias macedenses de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas e Vale de Prados, e foi idealizada para servir de apoio ao regadio agrícola no concelho. Rapidamente, no entanto, ganhou o estatuto de Paisagem Protegida de âmbito regional, integrada parcialmente na Rede Natura 2000. É uma geografia de qualidade ambiental e beleza paisagística, sendo um dos locais mais visitados em todo o Nordeste Transmontano.

A praia da Fraga da Pegada é "uma zona de rara beleza e de enorme riqueza biológica, e dispõe de todos os equipamentos e serviços de apoio a veraneantes". Quanto à praia da Ribeira, "as condições de excelência do local fizeram com que fosse eleita pelos portugueses como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal".

A ABAE voltou a atribuir igualmente a Bandeira Azul aos operadores macedenses de ecoturismo Azibo Solar Boat e Sun Azibo Cruzeiros, cujas embarcações vão navegar com o símbolo de qualidade ambiental.

Portugal tem-se destacado nas praias do interior nos últimos anos. É o segundo país europeu com mais praias fluviais (49), mais do dobro de Espanha e de Itália. "Um indicador importante, inclusive porque se trata de zonas ecologicamente mais sensíveis e com maior dificuldade em alcançar e manter o estatuto de bandeira azul", segundo a ABAE, citada pela autaquia.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways