ONU Turismo lança ferramenta digital de autoavaliação para destinos rurais

por: António Manuel Teixeira
ONU Turismo lança ferramenta digital de autoavaliação para destinos rurais
Trivago

A ferramenta de autoavaliação do turismo da ONU para ajudar os destinos rurais, STAR, permite às autoridades públicas locais auto-avaliar e quantificar o seu nível de desenvolvimento turístico.

Fornece também recomendações adaptadas, comparando diferentes destinos e gerando dados e conhecimentos valiosos para os Estados-Membros melhorarem as políticas de turismo sustentáveis e inclusivas.
Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral do Turismo da ONU, afirma: “A ferramenta permite as autoridades locais auto-avaliar as suas políticas e medidas, fornecendo informações accionáveis que promovem o desenvolvimento do turismo sustentável e contribuem para o crescimento global das comunidades rurais”.


As principais características da STAR são as seguintes:

Autoavaliação: Podem auto-avaliar as suas políticas e iniciativas através de um conjunto de indicadores que abrangem cinco áreas: governação do turismo; sustentabilidade económica, social e cultural; sustentabilidade ambiental; desenvolvimento do turismo; e infra-estruturas. Com esta ferramenta de autoavaliação, as partes interessadas podem concentrar-se no planeamento estratégico, marketing e promoção, formação e educação, formulação de políticas, diversificação de produtos e serviços, infra-estruturas, preservação ambiental e cultural, colaboração com as partes interessadas locais, acesso a financiamento, dados ou quantificação de resultados, entre outros.
Recomendações personalizadas: Oferece um guia de recomendações à medida do utilizador com recomendações em linha com as normas de Turismo da ONU, tendo em conta as características únicas dos destinos rurais.
Benchmarking de excelência: A Ferramenta facilita, ao apoiar as autoridades locais no benchmarking de políticas e práticas, a avaliação dos destinos nas suas várias componentes.

Recomendações adaptadas: Fornece um guia de recomendações adaptado ao utilizador, com recomendações em conformidade com as normas da Organização, tendo em conta as características dos destinos.
Excelência na avaliação comparativa: Facilita, ao apoiar as autoridades locais na avaliação comparativa de políticas e práticas.
Dados e informações: Permite, ao fornecer uma grande quantidade de dados aos Estados-Membros, uma análise aprofundada dos destinos objecto de avaliação. Destaca os pontos fortes e fracos dos governos locais em relação às políticas, estratégias e intervenções de turismo, abrindo caminho para que as autoridades locais, regionais e nacionais efectuem melhorias nas zonas rurais.

A ferramenta está disponível para todos os destinos rurais dos países membros da ONU Turismo. É oferecida às autoridades locais interessadas em quantificar o seu desenvolvimento turístico e obter um guia de recomendações adaptado às suas necessidades para implementar um modelo de turismo sustentável, inclusivo e inteligente nos seus destinos.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways