Revolução da Inteligência Artificial nas Experiências de Viagem

por: Leonor Maltez

Estudo feito pela eDreams ODIGEO revela preferência dos consumidores pela inteligência artificial.

Para comemorar o 25º aniversário, a eDreams ODIGEO, líder na integração pioneira da Inteligência Artificial (IA) nas viagens há mais de uma década, apresenta os resultados de um estudo revelador sobre o impacto da inteligência artificial nas experiências de viagem dos consumidores globais.

Um estudo recente destaca o amplo apoio e a apreciação da Inteligência Artificial entre os consumidores online, especialmente entre as gerações mais jovens. Esses resultados validam o compromisso da empresa com uma estratégia centrada na IA, reflectindo a sua visão estratégica com a evolução digital dos consumidores.

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, enfatizou: "Há mais de uma década, quando a IA para viagens era praticamente uma novidade, avançamos com determinação nesse campo, impulsionados pelo nosso compromisso com a inovação.

O estudo revela que a adopção de ferramentas baseadas em IA pelos viajantes está em ascensão: 87% dos consumidores portugueses já utilizam ou estão interessados em explorar ferramentas para tarefas relacionadas com viagens. Este número supera significativamente a média global de 73%.

Particularmente, os consumidores entre os 18 e os 24 anos (91% em Portugal e 86% globalmente) e entre 25 e 34 anos (87% em Portugal e 84% globalmente) demonstram uma alta taxa de adopção, em comparação com os consumidores com 65 anos ou mais (67% em Portugal e 43% globalmente). Indicando que o futuro das viagens será profundamente influenciado pela IA, já que as gerações mais jovens a consideram como uma ferramenta essencial para as suas viagens.

A eDreams ODIGEO foi uma das primeiras empresas de e-commerce a adotar esta novidade para oferecer aos consumidores uma experiência de compra personalizada - notadamente através do Prime, a sua plataforma de assinatura de viagens que oferece uma experiência personalizada.

Mais de metade dos inquiridos portugueses (59%) afirmaram estar conscientes do papel da IA na melhoria das experiências online, apreciando a redução de esforços que ela proporciona.

A sensibilização para a IA e o seu apreço aumentam significativamente entre os grupos etários mais jovens - expressos por 64% dos consumidores portugueses entre 18 e 24 anos e outros 64% entre 25 e 34 anos. Em contraste, apenas 40% dos inquiridos com mais de 65 anos compartilham esta opinião.

O estudo também demonstra que os jovens não só a utilizam para viajar, como também demonstram um crescente interesse nesta tecnologia. Apenas uma pequena percentagem de jovens portugueses afirmou não acreditar no potencial da IA para melhorar a experiência de compra online (2% dos jovens entre os 18 e 24 anos e 1% entre os jovens de 25 a 34 anos).

A eDreams ODIGEO destaca-se como a empresa de viagens com maior índice de satisfação dos clientes.


O crescente reconhecimento do potencial transformador da IA, juntamente com a maior adopção nas viagens, indica que os Millennials e a Geração Z já estão a liderar a era das viagens digitais, proporcionando uma nova visão sobre as prioridades dos viajantes nas próximas décadas.

 

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