Passaporte portugues é um dos mais fortes para Nómadas Digitais

por: António Manuel Teixeira
Passaporte portugues é um dos mais fortes para Nómadas Digitais
O Turismo PT

Ao contrário de outras classificações de passaportes, o Nomad Passport Index (NPI) centra-se em critérios mais amplos, incluindo a perceção global e a liberdade pessoal num determinado país.

O nomadismo digital ganhou popularidade recentemente. Embora muitos destinos tenham requisitos simples de cidadania, o país de origem de uma pessoa pode ter um impacto significativo nas suas oportunidades de viagem.

Isto também se reflecte nos passaportes e, agora, pode saber exatamente até que ponto os seus próprios documentos de viagem são favoráveis ao nomadismo.

Foi publicada a classificação anual deste ano da Nomad Capitalist, uma empresa que tem por objectivo "maximizar a liberdade".

Ao contrário do Henley Passport Index, que classifica os passaportes mais poderosos do mundo e utiliza dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), o Nomad Passport Index (NPI) adopta uma abordagem diferente.

São analisados 199 passaportes globais e a forma como se comportam em termos de viagens sem visto, percepção global e tributação dos cidadãos. A classificação também se centra na dupla cidadania e na liberdade pessoal.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways