Embarque num comboio com vista para o Douro e faça a Rota das Amendoeiras em Flor

por: António Manuel Teixeira
Embarque num comboio com vista para o Douro e faça a Rota das Amendoeiras em Flor
CP - Combios de Portugal

É esse o desafio proposto pela CP e pela autarquia de Vila Nova de Foz Côa que se unem, para proporcionar uma viagem inesquecível em carruagens históricas, oferecendo um espectáculo visual encantador das amendoeiras em flor.

Será ainda possível, entre outros, provar doces típicos, visitar uma feira de produtos regionais e conhecer o Museu do Côa.

A Rota das Amendoeiras em Flor 2024 é a mais antiga da CP - vai na 70.ª edição – e foi a primeira a ser adaptada ao novo modelo de turismo ferroviário que está a ser implementado pela empresa. A grande novidade desta edição é a integração entre esta Rota e a 42.ª Festa da Amendoeira em Flor, em Vila Nova de Foz Côa, que combina exposições, restauração, animação de rua e concertos.

Juntando turismo ferroviário e cultura, a CP e a Autarquia pretendem promover este território, dinamizando a economia local e dando a conhecer as suas belezas naturais.

Em conferência de imprensa, realizada no Centro de Alto Rendimento do Pocinho, o Presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, destacou a importância desta parceria e mostrou-se disponível para desenvolver novos produtos que ajudem a potenciar aquela região. “Esta é uma boa forma de aproximar o litoral do interior. As pessoas ficam maravilhadas com a paisagem, com a cultura, as características e tradições da região. Com esta Rota estamos a aliar a coesão territorial a um modo de transporte sustentável e amigo do ambiente, alinhado com as exigências da actualidade”, frisou.

As expcetativas para a iniciativa, que está integrada com a Festa da Amendoeira em Flor, são elevadas. “Em 2023, tivemos, praticamente, todas as viagens esgotadas. Se, no ano passado, foi um sucesso muito grande, este ano estamos convictos de que vai ser ainda melhor. Houve pessoas a dizer que foi a melhor viagem das suas vidas”, afirmou Pedro Moreira, não deixando de agradecer à Autarquia de Vila Nova de Foz Côa a visão que teve em “perceber a importância que a ferrovia tem para a região, para a economia local e para dar a conhecer a cultura e tradições”.

À Câmara de Foz Côa cabe realizar o transporte dos visitantes ao Museu, ao centro da cidade e à visita guiada às amendoeiras em flor, durante as seis horas e meia em que os passageiros permanecem no território. O Presidente da Autarquia da “Capital da Amendoeira em Flor”, João Paulo Sousa, valorizou o facto de esta decorrer, em simultâneo, com as maiores festividades do concelho. Um evento que, referiu, tem dois propósitos: “divulgar a qualidade da amêndoa e dos produtos endógenos e, acima de tudo, atrair gente ao território”. “A Amendoeira em Flor tem cultura, tradição e epifania do lugar, aquilo que retrata o modo de vida das nossas gentes, um elemento diferenciador em relação a outros territórios”, disse o edil. “A CP tem desempenhado um papel fundamental e dou os parabéns à empresa porque sente o território como nós e tem a certeza absoluta que é através destas iniciativas que o território fica melhor e atrai gente”, acrescentou ainda.

 

 

Doces típicos e um espetáculo visual

 

Serão realizadas seis viagens no âmbito da Rota das Amendoeiras em Flor, em três fins de semana – nos dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março. O percurso, pela Linha do Douro, decorre entre Porto-São Bento e o Pocinho, em Foz Côa.

A partida do Porto acontece às 7h20 em carruagem especial (carruagem Schindler de 1.ª classe), chegando o comboio à Estação do Pocinho pelas 10h45. O regresso, a partir do Pocinho, realiza-se pelas 17h14, sendo que a chegada a São Bento está prevista para as 20h30.

Durante a viagem, serão oferecidos um doce de amêndoa artesanal e uma iguaria de origem conventual típica da região.

Os passageiros poderão desfrutar do espetáculo que é ver as amendoeiras em flor (com guia) e também visitar o Museu do Côa, um dos maiores museus portugueses, que celebra o encontro dos dois patrimónios mundiais da região: a Arte Pré-histórica do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro.

As visitas acontecem quando o Município de Vila Nova de Foz Côa realiza a 42.ª edição da Festa da Amendoeira em Flor, que concilia gastronomia, artesanato, cultura, desporto e animação, contando com uma grande diversidade de eventos, desde um encontro de ranchos a um concurso de partida de amêndoa, uma feira de produtos regionais, galerias de arte com exposições e até um grande desfile etnográfico temático.

O custo de cada viagem (ida e volta) mantém-se inalterado face ao ano passado. É de 49 euros por adulto, sendo de 25 euros para crianças dos 4 até aos 12 anos. Há descontos para grupos.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade