O acordo, que propõe a partilha de informações relacionadas com o turismo e a identificação dos desafios que o sector enfrenta em cada país, foi assinado pelos ministros do Turismo do Brasil e da África do Sul.
O responsável pelo turismo do Brasil Celso Sabino e a tutora da pasta do turismo da África do Sul, Patricia de Lille, assinaram o acordo na World Travel Market 2023.
A ministra do Turismo da África do Sul disse: "há muitas semelhanças entre os povos das duas nações, o que está a impulsionar os investimentos na promoção conjunta". A governante disse ainda: "as conversações estão em curso desde 2014, mas o acordo entre os dois países foi ratificado há três semanas" na Cidade do Cabo.
O Plano de Acção foi assinado pela Ministro da África do Sul e pelo Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, "sobre os esforços conjuntos de marketing e de colaboração com vista ao crescimento do turismo entre a África do Sul e o Brasil", referiu Lille
Este acordo acontece com o relançamento, após três anos de interregno, dos voos directos da companhia aérea nacional SAA da Cidade do Cabo e de Joanesburgo para São Paulo. O serviço da Cidade do Cabo foi lançado em 31 de Outubro e o de Joanesburgo no dia 06 de Novembro; o primeiro dia da WTM.
A dirigente afirmou: "Estamos a trabalhar em conjunto para aumentar o comércio entre os dois países e impulsionar ambas as economias". Referiu ainda que um dos pontos que será motivo de análise é "que aspectos da oferta turística do Brasil podemos comercializar para os nossos viajantes para além do Carnaval. E, da mesma forma, para além dos safaris e da vida selvagem, o que podemos mostrar aos brasileiros para os persuadir a visitar a África do Sul?".
O turismo culinário é uma área forte nos dois destinos, acrescentando os city breaks e desportos, poderá captar vários turistas.
O Governo da África do Sul assinou, recentemente, um acordo com a Google para destacar e promover as suas atracções turísticas, incluindo três mil actividades de aventura e "ajudar-nos a colocar o país no mapa da Google".
Acrescentou: "Queremos começar a atrair o mundo para as nossas comunidades, culturas diferentes, gastronomia diferente. Queremos que as pessoas conheçam o verdadeiro povo da África do Sul".
Nos primeiros nove meses de 2023 a África do Sul recebeu mais de 6,1 milhões de turistas, um aumento de 58,4% em relação ao mesmo período de 2022. Durante este período, os visitantes de África representaram 4,6 milhões do total de chegadas à África do Sul. Da Europa recebeu mais de 862.000 chegadas no mesmo período, registando um aumento de 51% em comparando com período homologo do ano passado.
Jornalista