Um novo estudo realizado pela easyJet, com a participação de 996 turistas portugueses, revela as principais experiências imperdíveis na Europa.
À medida que 84% dos viajantes afirmam estar à procura de férias mais aventureiras, a easyJet continua a ajudar os turistas a explorar e a descobrir o que o continente europeu tem de melhor em termos de cultura e aventura.
No topo da lista está uma visita à ilha de Syros, localizada nas Cíclades, na Grécia. Com vistas deslumbrantes sobre o Mar Egeu e um rico patrimônio marítimo, esta ilha encanta os viajantes que desejam escapar das multidões das ruas brancas de Mykonos. Uma cidade antiga construída pelos venezianos no topo das colinas de Syros, acessível por uma empolgante subida de 870 degraus, adiciona um toque de aventura à experiência.
Em segundo lugar, encontra-se o Rouketopolemos, um evento tradicional realizado em Atenas, Grécia. Embora as origens desse espetáculo anual permaneçam um mistério, a rivalidade entre as duas igrejas que se enfrentam através de uma ravina de 400 metros é lendária. No passado, essas igrejas disparavam canhões uma contra a outra, até que a prática foi proibida em 1889. Desde então, competem com fogo de artifício, ganhando aquela que primeiro atingir a torre do sino da outra igreja.
Além disso, esta nova lista de desejos compilada por especialistas em viagens e votada pelo público português inclui outras experiências únicas. Entre elas, destaca-se andar de Bobsleigh em Praga, visitar ao Sedlec Ossuary, localizado em Praga, na República Checa, realizar um passeio estilo cowboy no deserto de Tabernas, na Espanha, e participar num evento viking Up Helly Aa, na cidade de Shetland, no Reino Unido.
As 25 melhores experiências, segundo os turistas portugueses são:
Conhecer a festa católica de Candlemas e de Gigiszischtag e o mercado de Cebolas de Berna na Suiça, como também visitar as catacumbas “Dei Cappuccini”, em Palermo, são também algumas das atracções que prometem marcar a memória dos turistas portugueses.
Para aqueles que desejam começar a sua lista de desejos mais perto de casa há opções incríveis em Portugal. Surfar nas ondas gigantes da Nazaré, fazer canyoning na Ilha da Madeira, explorar a histórica Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo, e percorrer a bela Livraria Lello, no Porto, onde a autora J.K. Rowling encontrou inspiração para a série Harry Potter, são experiências que enriquecem qualquer viagem.
A nova lista da easyJet pode ser uma inspiração útil para os 81% portugueses que afirmam ser agora mais destemidos quando se trata de viajar, comparativamente com o ano de 2020. Os mais jovens, entre os 25 e os 34 anos, lideram esse espírito aventureiro, com 87% procurando novas experiências. Por outro lado, as pessoas mais velhas, entre os 45 e os 54 anos, demonstram uma inclinação diferente, com 43% delas a preferirem realizar actividades mais peculiares e cheias de personalidade durante as férias.
Quanto ao que os viajantes procuram nas suas viagens, experiências únicas na vida são a prioridade para 38% dos portugueses, enquanto 29% valorizam momentos compartilhados com familiares e amigos. A influência das redes sociais também é notável, com 66% dos viajantes à procura de captar uma fotografia que mais ninguém tem.
O Director da Experiência do Cliente da easyJet, comentou: "Estamos sempre a analisar as novas tendências e o que os clientes pretendem das suas viagens para expandir a nossa rede de voos de curta distância, de modo a voarmos para os locais que as pessoas querem visitar. O nosso objectivo é facilitar a experiência da alegria ilimitada de viajar a um maior número de pessoas".
Antonio Shabbir acrescentou: "Esperamos que esta lista surpreenda as pessoas e que as inspire a experimentar algo ou algum lugar novo. Quer se trate de explorar mais os locais que adoram ou de visitar um novo destino e as suas experiências únicas pela primeira vez, encorajamos os potenciais viajantes a irem lá fora e a fazerem-no!".
A lista, repleta de festivais europeus, celebrações únicas e tradições, foi determinada por uma votação pública. Os portugueses escolheram as experiências que mais gostariam de acrescentar à sua lista de desejos, a partir de uma longa lista compilada por um painel de especialistas, que incluí: a apresentadora de viagens do BCC, Lucy Hedges, o diretor criativo da Culture Trip, Cassam Looch, a escritora de viagens, Katy McConagle e a diretora de rede e estratégia aeroportuária Eleanor Ogilvie.
Jornalista