A OMT abre candidaturas para as melhores aldeias turísticas de 2023

por: Vanessa Miranda
A OMT abre candidaturas para as melhores aldeias turísticas de 2023
O Turismo.PT

Estão abertas as candidaturas para a terceira edição do Best Tourism Villages que, todos os anos, reconhece as melhores aldeias turísticas.

 Com início de jornada em 2021, a Best Tourism Villages, uma iniciativa por parte da Organização Mundial do Turismo, visa transformar o turismo num agente fulcral para o desenvolvimento rural e do bem-estar.

Até agora, mais de 70 aldeias de quase 40 países foram reconhecidas como as Melhores Aldeias Turísticas. Sendo que, 40 aldeias foram escolhidas para participar no Programa de Actualização, onde recebem consultorias de orientação e oportunidades de networking.

Todos os Estados Membros da Organização Mundial do Turismo podem apresentar até oito aldeias ou vilas, por intermédio de entidades nacionais de Turismo. As candidaturas encerram no dia 23 de Junho, e os vencedores dão-se a conhecer no final do ano.

Através desta iniciativa, o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo referiu que “O turismo pode trazer mudanças reais nas comunidades locais, pois pode criar empregos, ajudar empresas e celebrar e proteger tradições”.

Com a classificação das Melhores Aldeias Turísticas, está-se perante o reconhecimento dos destinos rurais, que pretendem fazer do turismo uma fonte de oportunidade e bem-estar, como salienta Zurab Pololikashvili.

Relembra-se que em 2022, a Aldeia História de Castelo Novo, no concelho do Fundão, foi a única aldeia portuguesa distinguida com o prémio de Melhor Aldeia Turística. 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways