Ecocentro Municipal da Lousã já encaminhou mais de 210 toneladas de resíduos  

por: Zita Ferreira Braga
Ecocentro Municipal da Lousã já encaminhou mais de 210 toneladas de resíduos   
Lousã

Equipamento adotará o horário de inverno a partir de 22 de Novembro


O Ecocentro Municipal da Lousã recebeu e encaminhou, até ao momento, mais de 210 toneladas de resíduos diversos, como resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), “monos/monstros”, madeiras, resíduos de construção e demolição, papel, cartão, ferro, têxteis entre outros.

Este equipamento, instalado na Zona Empresarial do Alto do Padrão, é um local onde os munícipes podem depositar gratuitamente os resíduos que, pelas características e/ou dimensões, não podem ser depositados nos contentores de lixo ou ecopontos disponíveis na via pública.

Durante o primeiro semestre de funcionamento, foram rececionados, triados e encaminhados 64 toneladas de monstros, sendo de destacar o complemento efetuado entre este equipamento e o serviço gratuito de recolha destes resíduos disponibilizado pela Autarquia.

De destacar que, especificamente neste tipo de resíduos e devido ao trabalho de triagem que o ecocentro possibilita, regista-se uma diminuição média de cerca de 70% de monstros depositados em aterro quando comparado com o ano de 2021.

Do Ecocentro foram, também, encaminhados para reciclagem 22 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). Esta fileira tem especial relevância pelo potencial médio de reciclagem de mais de 80%, os REEE representam uma fonte extraordinária de recursos, contendo não apenas plásticos e metais ferrosos, mas, também, outro tipo de metais.

Registou-se, ainda, o depósito e encaminhamento de 58 toneladas de madeira, que foram encaminhados para transformação em aglomerado, e foi possivel o encaminhamento adequado de 52 toneladas de resíduos de construção e demolição.

Foram ainda encaminhados cerca de 20 toneladas de têxteis, plástico, metal, papel, cartão, óleos e monstros metálicos (vulgo sucatas).

A partir de dia 22 de Novembro e durante o inverno, o Ecocentro Municipal da Lousã, funcionará de terça a sexta feira, das 09:30 às 12:30 e das 14:00:às 18:00 e aos sábados das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade