Brasília a cidade que a Unesco considera património da Humanidade

por: Zita Ferreira Braga
Brasília a cidade que a Unesco considera património da Humanidade
Brasilia

A Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo desafia todos a conhecerem Brasília, a primeira e única cidade moderna considerada Património da Humanidade pela UNESCO.

 

 Brasília é uma cidade multifacetada. O seu amplo horizonte, bem como a sua imponente arquitectura local são celebrados, um pouco por todo o mundo como uma das mais relevantes referências do património brasileiro. A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo convida a descobrir Brasília, capital federal do Brasil desde 1960 para conhecer as suas diversidades e histórias que tem para contar.

 

 No final de 2022, Brasília celebra 35 anos desde que foi considerada Património Cultural pela UNESCO. A cidade ganhou este título após 27 anos de existência, no dia 07 de Dezembro de 1987, conseguido pelo modernismo presente na sua estrutura urbanística e na sua arquitectura, asseguradas pelos reconhecidos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, respectivamente. Brasília situa-se no Distrito Federal que integra a região Centro-Oeste do país.

Brasília é uma cidade jovem, cuja construção teve início em 1956. O principal objectivo de se transferir o poder político para o interior do território nacional foi a tentativa de promover a sua maior integração. Nos dias de hoje, Brasília é considerada uma das cidades mais ricas do Brasil, assim como uma das mais diversas, o que muito se traduz na sua cultura e gastronomia. Além da notória arquitetura, a cidade tem também uma rica dinâmica cultural e noturna, contando com eventos, bares e restaurantes, direcionados para todos os gostos.

Lúcio Costa, o urbanista responsável pela cidade de Brasília, desenvolveu o seu projecto com o propósito de a concluir e torná-la funcional em apenas três anos. O Projecto Piloto foi dividido em quatro escalas – Monumental, Residencial, Gregária e Bucólica - cortadas por dois eixos que se cruzam. Ruas e esquinas foram substituídas por vias ou eixos, de onde sobressaem os conhecidos trevos e as passagens de nível, eliminando-se cruzamentos e separando-se a circulação de pedestre da de veículos.


Alguns dos monumentos e locais a não perder em Brasília são:entre outros a Catedral, a Torre da TV, o Cine Brasília, o Muaeu nacionalda Republica .

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade