“Portugueses pelo Mundo na RTP especial Comunidades

por: Zita Ferreira Braga
“Portugueses pelo Mundo na RTP especial Comunidades
RTP Comunidades

Neste episódio do “Portugueses pelo Mundo”, viajamos até à cidade portuária de Hamburgo, na Alemanha para conhecer mais três portugueses pelo mundo

.

João Garcia tem 36 anos é do Porto e trabalha como artista 3D. Enquanto passeiamos por Hamburgo convida-nos a conhecer o Gerben Architekten, o escritório onde trabalha. É na Burchardplatz que nos convida para conhecer Paula que tem um quiosque de comida de rua portuguesa Dali seguimos para a Speicherstadt, o maior complexo de armazéns do mundo que é património munidal da UNESCO e tem mais canais que a cidade de Veneza. É nesta zona que ficam dois dos locais preferidos de João: o impactante edifício da Elfphilarmonie, um antigo armazém que hoje é uma sala de espectáculos e também o Fischmarkt (mercado do peixe), outro edifício icónico da cidade. É ao cair da noite, no Baladin, que ficamos a conhecer alguns dos seus hobbies, entre os quais a dança e a música.


Nicole Rocha tem 27 anos e é natural de Hamburgo, onde trabalha como empregada de restauração.
É no “Portugiesenviertel” ou bairro português de Hamburgo que somos recebidos por Nicole. Dali seguimos para o porto, um dos pontos turísticos mais procurados, disfrutamos de um jardim muito especial para esta lusodescendente: o Platen un Blomen. É no restaurante dos pais, a Casa do Benfica, onde cresceu e trabalha que ficamos a conhecer outros portugueses. Do trabalho continuamos em passeio, desta vez pelo bairro Schanzenviertel.

 

Filipa Baade tem 77 anos é natural de Estremoz e é professora aposentada de português. É na Luso-Hanseática que nos dá as boas-vindas. A Associação foi criada há 25 anos por amigos portugueses. Apresenta-nos o amigo Luís e as várias actividades que ali acontecem, entre as quais as suas aulas de português. Dali seguimos para Bergedorf, considerada pela população de Hamburgo o “jardim”. Filipa convida-nos para uma visita ao castelo de Bergedorf, uma construção medieval do século XIII, e também à igreja de Saint Marien.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade