“Jogos no Caminho” o convívio transfronteiriço sobre o Caminho da Geira

por: Mafalda Ferreira
“Jogos no Caminho”  o convívio transfronteiriço sobre o Caminho da Geira
Caminho de Geira Peregrinação

A iniciativa sociocultural, pretende juntar os peregrinos  no KM100 do Caminho da Geira, e dos Arrieiros para promover o convívio e o itinerário que liga Braga a Santiago de Compostela.


A iniciativa está a ser organizada pela Plataforma Berán no Caminho, em Berán, na província galega de Ourense. O primeiro encontro dos peregrinos do Caminho da Geira e dos Arrieiros “O Caminho em nós”, pretende promover um debate informal e troca de experiências, no dia 16 de Julho na área recreativa da Capela de São Roque. Vai contar ainda com diversos jogos tradicionais galegos e portugueses.

Nós convidamos os peregrinos Portugueses, sobretudo os ligados ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, a proporem jogos tradicionais e a participarem nos ‘Jogos no Caminho’, que visam destacar Berán como o KM100 deste itinerário e como berço da associação iniciadora deste itinerário” explicou o presidente da associação fundadora do projecto (AJCMR) e porta-voz da Plataforma Berán no Caminho, Abdón Fernández.

O encontro tem como objectivo “criar um espaço de intercâmbio cultural transfronteiriço”. A organização está também a criar um espaço onde se poderá pernoitar, com sanitários e duches.

Na lista de jogos programados pela organização, estão os clássicos matraquilhos, corridas de sacos, jogo da chave, jogo da bisca, braço de ferro, jogo da corda ou jogo do sapo. As equipas são constituídas por 10 elementos e cada jogo pontuará para uma classificação final, onde as três melhores equipas serão premiadas.

Em breve, a organização divulgará numa página na Internet a listagem final dos jogos, as regras de cada jogo e da pontuação, bem como outras acções do 1º Encontro de Peregrinos do Caminho da Geira e dos Arrieiros ‘O Caminho em nós’”refere Abdón Fernández, destacando que, neste momento, “o mais importante é convidarmos os nossos amigos peregrinos, sobretudo do norte de Portugal – Berán fica apenas a uma hora e meia de distância de Braga -, a participarem nos ‘Jogos no Caminho’ e a proporem jogos tradicionais portugueses para serem incluídos no evento”, finalizou.

Para além dos tradicionais jogos, a iniciativa vai contar também com música, como gaiteiros, e ainda outras actividades que a organização está a preparar.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade