Europeus planeiam férias apesar das preocupações com o aumento dos custos de viagem

por: Mafalda Ferreira
Europeus planeiam férias apesar das preocupações com o aumento dos custos de viagem
Ferias da Europa

Europeus planeiam férias apesar das preocupações com o aumento dos custos de viagem

Agora, mais do que nunca, as viagens são bastante procuradas especialmente nos períodos de férias, no entanto, o aumento da inflacção preocupa os viajantes.

Os dados provenientes da mais recente investigação sobre a Monitorização do Sentimento de Viagens Domésticas e Intra-Europeias - Comunicado 12 da Comissão Europeia de Viagens (ETC), mostram que 73% dos Europeus estão a planear férias entre Junho e Novembro de 2022.

Os destinos mais procurados continuam a ser Espanha, França e Itália (10% cada), seguindo-se Grécia  (7%) e Croácia (6%). A maior parte das pessoas planeia viajar durante Junho e Julho (41%), ou Agosto, Setembro (42%), sendo a maioria com estadias entre 4-9 noites.

Entre os critérios decisivos para a escolha do destino estão, tempo agradável, ofertas atractivas e menos multidões, assim como poderem desfrutam da natureza (19%), provar a gastronomia local e as iguarias regionais (16%) e imergir no estilo de vida de um destino (16%).

"É encorajador ver o sector das viagens na Europa a recuperar fortemente, proporcionando optimismo para um Verão estimulante para os destinos Europeus". Ainda assim, não podemos ignorar os desafios que persistem nos próximos meses. Para além do aumento da inflacção, existe uma falta acentuada de profissionais em todo o sector, na sequência da pandemia. Este facto mostra-se mais visível nos hubs de transporte, que estão a ter dificuldades em fazer face ao aumento da procura, devido à falta de pessoal. É imperativo reconstruir de novo esta capacidade. A ETC exorta a UE e os governos europeus a reflectirem sobre a melhor forma de enfrentar estes desafios e de apoiar o sector" Comentou o presidente da ETC, Luís Araújo.

Apesar da crescente vontade de viajar, as inseguranças sobre as finanças pessoais dos europeus aumentou em 7% desde o Verão passado, sendo agora promoções e ofertas muito importantes para a decisão de cada pessoa, ao viajar. Mesmo assim, 53% dos inquiridos já reservaram totalmente ou parcialmente a sua próxima viagem.

Assim, e mesmo com a COVID ainda presente, estudos mostram que a preocupação sobre o vírus ao viajar está no seu ponto mais baixo, querendo compensar os dois anos de pandemia com viagens e férias agradáveis. A situação da crise Russo-Ucraniana não tem tido uma grande influência nas viagens e marcação de férias, com apenas 4% das pessoas a cancelar completamente as suas férias, devido à crise.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways