Os membros da OMT discutiram os desafios que o turismo enfrenta e as oportunidades de recuperação

por: Guilherme Santos
Os membros da OMT discutiram os desafios que o turismo enfrenta e as oportunidades de recuperação
UNWTO

Os Membros das Américas da Organização Mundial do Turismo (UNWTO) reúnem-se para avaliar a situação atual do sector e planear o seu futuro sustentável.

A 67ª reunião da Comissão Regional da OMT para as Américas reuniu líderes do turismo de toda a região no destino de Punta del Este, Uruguai. Durante dois dias, Ministros do Turismo e outros representantes de alto nível, incluindo líderes do sector privado e delegados de organizações internacionais, revisaram a liderança da OMT no sector no ano passado. Segundo comunicado de imprensa: “ O relatório do secretário-geral Zurab Pololikashvili concentrou-se nas principais tendências do turismo internacional e nas principais prioridades da Organização para a região, incluindo o trabalho, educação e investimento”.

O Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, inaugurou a Comissão Regional, acompanhado do Ministro do Turismo e anfitrião do encontro, Tabaré Viera, e do Ministro das Relações Exteriores do país, Francisco Bustillo. O Presidente Lacalle afirma que o turismo é parte fundamental da política económica do Estado uruguaio, e na reunião da Comissão destacou. "A importância de todos trabalharem para a reativação do turismo", tanto no Uruguai como em toda a região.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirma: "O turismo tem potencial comprovado para inspirar mudanças e impulsionar o crescimento nas Américas, e os Estados Membros da OMT da região mostram o caminho a seguir para construir um sector de turismo que funcione para todos, com sustentabilidade e inclusão". Os debates entre os Estados membros foram complementados ainda por intervenções especiais, como a apresentação do Centro de Promoção do Turismo para a América Latina, Torre Latina, em Nova York, e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). No âmbito da Comissão Regional, os Membros reuniram-se para realizar um seminário sobre o Código Internacional da OMT para a Protecção dos Turistas. Este código legal histórico, projetado para oferecer mais proteção aos turistas e, assim, aumentar a confiança nas viagens internacionais, foi adoptado pelos membros na Assembleia Geral da OMT em 2021.

O Secretário-Geral Pololikashvili reuniu-se com o Ministro do Turismo do Brasil, Carlos Brito, e posteriormente, com o Ministro do Turismo da Guatemala, Anayansy Rodríguez, para discutir os sectores de turismo de seus países e oportunidades de trabalhar mais de perto com a OMT na fase de recuperação pós-pandemia. Para concluir, os Estados membros votaram a favor da realização da 68ª reunião da Comissão Regional da OMT para as Américas no Equador no primeiro semestre de 2023.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade