Quais são as “Melhores Aldeias Turísticas”, segundo a OMT?

Quais são as “Melhores Aldeias Turísticas”, segundo a OMT?
Secretaria de Estado do Turismo

Entre 170 candidaturas de 75 países, na primeira edição da “Best Tourism Villages”, uma iniciativa promovida pela Organização Mundial do Turismo, Portugal arrecadou duas distinções.

A edição de estreia da iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas”, distinguiu aldeias, por todo o mundo, genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável, na salvaguarda das aldeias rurais, juntamente com as suas paisagens, diversidade, e os seus valores e actividades locais, incluindo a gastronomia local.

Um total de 44 aldeias de 32 países das cinco regiões do mundo receberam o reconhecimento em 2021. Todas elas se destacam pelos seus recursos naturais e culturais, bem como pelas suas acções inovadoras e transformadoras e pelo seu empenho no desenvolvimento do turismo em conformidade com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta iniciativa reconhece as aldeias empenhadas em fazer do turismo um forte motor do seu desenvolvimento e bem-estar.                   

Através do exemplo das “Melhores Aldeias Turísticas”, a Organização Mundial do Turismo procura demonstrar que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades. O reconhecimento atribuído à aldeia histórica de Castelo Rodrigo e à Cumeada, em Portugal, bem como Lecumberri e Morella, em Espanha, é uma clara demonstração dos seus excepcionais valores.

O anúncio oficial das “Melhores Aldeias Turísticas 2021” aconteceu na 24ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo que decorreu em Madrid, Espanha. A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que marcou presença no local, parabenizou as entidades envolventes, nas redes sociais, e acrescentou "Mais uma Assembleia Geral, na qual Portugal esteve presente, trabalhando para um sector mais forte e um mundo mais justo."

Carlos Condesso, Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, congratula-se pelo facto de a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo ter recebido este prémio, “num universo tão grande de candidaturas este galardão é o reconhecimento do trabalho desenvolvido há décadas por vários agentes locais, políticos e pelo Turismo de Portugal e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal.”

“Este é um prémio que dedico a todos os cidadãos do concelho especial em especial aos habitantes de Castelo Rodrigo, pois são eles que dão vida a esta aldeia e, também, a todos os que têm visitado esta magnífica Aldeia Histórica e que tanto a têm valorizado. Esta distinção confirma que a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e as restantes 11 aldeias da rede estou no caminho certo, para continuar a desenvolver um trabalho ao nível da sustentabilidade ambiental e da dinamização e divulgação, por forma a captar ainda mais fluxos turísticos para estes territórios de baixa densidade.”

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade