Reacção à pandemia: “Região Inteligente Algarve”

Reacção à pandemia: “Região Inteligente Algarve”
O Turismo.PT

Transformar a região num smart destination é uma prioridade e será possível com a combinação de inter-relações, de investimento em inovação em contexto de digitalização e da valorização das características particulares do Algarve”, João Fernandes.

O Turismo do Algarve encontra-se a desenvolver, até ao final de 2022, o projecto “Região Inteligente Algarve”, o qual tem como principal objectivo afirmar aquele que é o principal destino turístico do país, enquanto região cada vez mais inteligente, sustentável e conectada.

João Fernandes, presidente da entidade turística algarvia, reforça que “este projecto vai permitir-nos um maior foco na actuação, em áreas previamente identificadas, de forma a conseguirmos alavancar a atractividade e a competitividade do destino, através do reconhecimento internacional pela qualidade de vida e identidade da região”.

O “Região Inteligente Algarve” arrancou este mês e vai ser implementado em várias fases. Nos próximos qautro meses será realizado um estudo e diagnóstico de destino, que permitirá identificar as melhores práticas associadas a esta temática e compreender a situação regional, ao nível de infraestructuras, sistemas e plataformas tecnológicas disponíveis.

Tal avaliação vai permitir a realização de um plano de acção, modelos metodológicos e iniciativas concretas, que sirvam como que instrumentos de guia à implementação do conceito de smart destination.

Estes instrumentos serão essencialmente, a definição de iniciativas estratégicas a implementar no destino e sessões de capacitação de agentes económicos e parceiros locais.

No que toca aos parceiros locais, pretende-se promover uma maior colaboração entre os vários agentes, bem como uma maior valorização da identidade, cultura, natureza e gastronomia, com vista a promover a diferenciação da região.

Caberá então ao Turismo do Algarve organizar acções de benchmarking internacional, um seminário internacional sobre smart destinations e produzir os materiais de comunicação de suporte às diferentes actividades e acções que vão ser implementadas no decorrer deste processo.

A implementação do “Região Inteligente Algarve” decorre num momento crucial, uma vez que o sector do turismo tem sentido enorme necessidade de responder aos desafios trazidos pela pandemia.

João Maria Aguiar de Sousa

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade