A digitalização é a resposta do Turismo de Portugal para se destacar no mercado chinês

por: Pedro Mesuras
A digitalização é a resposta do Turismo de Portugal para se destacar no mercado chinês
Marcos Borga

Com o objectivo de posicionar Portugal como um destino chinese ready, o Turismo de Portugal aposta na digitalização dos negócios para aumentar a sua competitividade num dos maiores mercados emissores de turismo no mundo.

Esta temática foi debatida no Webinar “Visit Portugal & Tencent Holding – Digitalization of Tourism Business in the Hospitality of Chinese Guests in Portugal”, organizado pelo NEST- Centro de Inovação do Turismo, com o apoio do Turismo de Portugal e Tencent Holding.

O evento contou com a participação de várias figuras de elevada influência, tanto no setor do turismo, como no da tecnologia. Entre os oradores, estavam presentes, Tiago Brito (Director do Turismo de Portugal na China); Luís Araújo (Presidente do Turismo de Portugal); Heather Xu (Tencent Holding Business Development Director / Cultura & Turismo); Elsa Li (Tencent Holding/WeChat Business Director / Cultura & Turismo); Queena Liu (WeChat Pay Regional Manager na Europa, Médio Oriente e África) e Jovian Hong (Product Director of WeChat Tax Refund).

A digitalização do turismo é algo que tem vindo a ser discutido ao longo nos anos e faz parte do plano para 2027, do Turismo de Portugal, para tornar o país um dos principais concorrentes a nível mundial, no sector da hospitalidade. Posto isto, e sendo a China um dos maiores mercados do mundo, Portugal quer adaptar o seu processo de digitalização aos turistas chineses, que em 2019, foram mais de 400 mil. Para atingir este objectivo, a empresa chinesa Tencent Holding é vista como uma das grandes parceiras.

A Tencent Holdings, fundada em 1998, é uma das maiores multinacionais do mundo com negócios em áreas como redes sociais, música, portais web, e-commerce, videojogos mobile, serviços de pagamento, smartphones e jogos online. Uma das plataformas mais importantes para a integração tecnológica chinesa em Portugal é a app WeChat, que incorpora serviços de mensagens, navegação, pagamentos, recomendações, planeamento de rotas, live streaming, meteorologia, traduções, reembolso de impostos, serviços públicos, entre muitos outros.

 

Pedro Mesuras

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways