Portugal já integra “lista verde” do governo britânico

por: Zita Ferreira Braga
Portugal já integra “lista verde” do governo britânico
Divulgação

Entretanto França e Espanha ficam na lista "amarela", uma lista onde as restrições são mais apertadas.

Portugal passou a figurar na lista verde de países considerados seguros pelo governo britânico para viajar.

Assim quem viajar para Portugal a partir do Reino Unido não está sujeito a fazer quarentena no regresso, precisando apenas de teste negativo para regressar ao Reino Unido e de repetir o teste dois dias depois, anunciou o ministro dos transportes britânico, Grant Shapps, nesta sexta feira.


Deste modo, Portugal é uma das excepções dentro da Europa, tal como Israel e Gibraltar. A maioria dos restantes paises, permanecerá na lista "amarela", “sujeita a restrições mais apertadas, como Espanha, França e Grécia.”

Deste modo o ministro aconselhou os britânicos, que não reservem férias sem reembolso.

"Queremos um verão em que possamos reunir a família e amigos, viajar para lugares que amamos. Queremos começar a olhar para fora novamente", afirmou, reconhecendo ainda assim que, a partir de 17 de Maio, viajar será diferente e, devido apertado controle  de segurança, entrar no Reino Unido vai demorar mais tempo.

Turquia, Maldivas e Nepal estão na lista vermelha, o que significa que, ao regressar destes destinos, os britânicos têm de cumprir dez dias isolamento num hotel pago pelos próprios.

A proibição de viagens para o estrangeiro vai ser levantada a 17 de Maio, confirmou Shapps, o próximo passo de desconfinamento em curso.

"Fizemos um progresso enorme a combater a pandemia covid-19 no Reino Unido. Não chegámos ao fim, mas os sinais são muito positivos", disse Shapps.

Desde Janeiro que as viagens para o estrangeiro estavam proibidas salvo em em casos de força maior e com justificação válida, com as infrações a serem penalizadas com multas de 5.000 libras (5.800 euros). 

Seguem os 12 países que integram a 'lista verde':

    Portugal

     Israel

    Singapura

    Austrália

    Nova Zelândia

    Brunei

    Islândia

    Gibraltar

    Ilhas Malvinas

    Ilhas Faroé

    Ilhas Geórgia do Sul

    Ilhas de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade