Prémios“Cinco Estrelas Regiões”confere trinta e sete distinções ao Porto e Norte

Prémios“Cinco Estrelas Regiões”confere trinta e sete distinções ao Porto e Norte
Divulgação

O destino Porto e Norte foi premiado com trinta e sete distinções no âmbito do prémio “Cinco Estrelas Regiões”, resultado da votação dos portugueses, que “assim escolhem o que o País tem de melhor em diferentes áreas”.

O Porto e Norte teve prémios em todas as categorias, o que revela a capacidade de atração do destino.

Na categoria de “Paisagens”, foram selecionados os Passadiços do Paiva, o Miradouro da Fraga do Puio, o Miradouro de São Leonardo da Galafura, o Monte de Santa Luzia e o Trilho do Vinho do Porto. “Este conjunto de prémios valida o que tenho vindo a dizer desde que assumi funções: o Norte tem tudo”, refere Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, salientando que “a região proporciona umas férias inesquecíveis e possui uma diversidade de oferta que nos permite responder às necessidades de qualquer turista”.

Falando de gastronomia e produtos regionais a escolha recaiu no bacalhau à Braga, no pudim Abade de Priscos, na posta mirandesa, no vinho do Porto, no sarrabulho, nas cristas de galo e na alheira.

No que respeita ao património, material e imaterial, há que salientar o Bom Jesus, Serralves, Serra do Alvão e os artesanatos de renda de bilros, louça preta de Bisalhães (declarada em 2016 como Património Cultural Imaterial pela Unesco), filigrana e ainda o galo de Barcelos.
As vilas do Gerês, de rio de Onor, Vilarinho de Negrões e Arcos de Valdevez também mereceram distinção por parte dos portugueses.

Falando de hotéis, urbanos, de enoturismo ou de turismo rural, foram escolhidos o Douro Royal Valley, o Hotel Minho, os hotéis Moov, a Quinta de La Rosa e as Casas do Pousadouro.

A festa popular da Nossa Senhoria da Agonia eleita na categoria de “Festas e Romarias”.

As praias do Norte também foram objecto de  destaque, designadamente as praias fluviais do Azibo e das Azenhas, e as praias marítimas da Apúlia e do Senhor da Praia. O Nature Water Park de Sabrosa recebeu prémio na categoria de parque temático.

O prémio “Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa “outorgam aos seus utilizadores”.

Através de um inquérito nacional, com nomeações directas pela população, foram identificados as referências nacionais mais relevantes para os portugueses, “ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias, vilas e cidades, gastronomia, assim como produtos naturais e típicos do nosso país”.

Durante nove meses, cerca de 260 mil consumidores avaliaram mais de 900 itens.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade