OMT congratula-se com o apoio da U.E. e conta com a Europa para o recomeço do Turismo

OMT congratula-se com o apoio da U.E. e conta com a Europa para o recomeço do Turismo
Divulgação

Só uma acção política forte e coordenada permitirá uma reabertura da Europa ao Turismo na temporada de Verão




A Organização Mundial de Turismo (OMT) voltou a insistir na importância da colaboração ao receber em Madrid a vice-presidente da Comissão Europeia
Margaritis Schinas numa reunião de alto nível centrada na procura de uma resposta para a crise actual e na proposta de planos para o reinicio do Turismo, que é uma questão vital.
Tendo em conta que os últimos dados mostram uma descida de 85% na chegada de turistas em toda a Europa no inicio de 2021, a OMT lembrou que a Europa pode dar o exemplo a nível mundial reactivando o sector.
A importância socioeconómica do Turismo na Europa fará com que os benefícios que virão com a sua reactivação para a temporada alta poderão poderão fazer-se sentir muito mais que no próprio sector.
Até à data mantém-se a noção da grande importância do Turismo que foi um reflexo da visita ao mais alto nível da delegação da União Europeia à sede da OMT.
Na sal reunião com o vicepresidente, o secretário geral Zurab Pololikashvili insistiu na necessidade de harmonizar os protocolos e as soluções digitais de modo a tornar possíveis viagens internacionais seguras.
A OMT felicitou a Comissão Europeia por ter tomado a iniciativa e estar a avançar com os planos de lançamento do seu “passe verde digital”, reconhecendo o seu potencial na reactivação do Turismo em vários destinos.

Ao mesmo tempo, os dirigentes da OMT também tomaram conhecimento das intenções da Comissão em apoiar planos nacionais de recuperação e resiliência, como por exemplo o recente lançamento do site web e da aplicação movel, “Re-Open EU”, que em ambos os casos complementam eficazmente a própria campanha mundial da OMT#Reiniciaelturismo

Agora mais do que nunca, o Turismo necessita de um forte apoio político e de uma acção conjunta.
A armonização das normas sobre viagens e saúde é essencial para restabelecer a confiança e reactivar o Turismo.

O secretário geral Pololikashvili afirmou: “Em toda a Europa há milhões de pessoas e empresas que dependem das decisões correctas que se tomem para que o Turismo possa reiniciar-se.
A visita de hoje do vice presidente Margaritis Schinas demonstra a importância do Turismo para o bem estar económico e social em toda a União Europeia. Agora mais do que nunca, o Turismo necessita de um forte apoio político e de uma acção conjunta.
A harmonização de medidas sobre viagens e saúde é mais do que nunca necessária para restabelecer a confiança e reactivar o Turismo”.

Por seu lado o vicepresidente Margaritis Schinas salienta: “Com a vacinação e uma melhor gestão da crise não há dúvida de que o próximo Verão será melhor que o anterior. Reabrir fronteiras terá repercussões que ultrapassam o Turismo: impulsionará a recuperação global da Europa. E a Europa não conseguirá recuperar-se sozinha. A Europa faz parte do mundo e estamos preparados para que conseguir uma forma de fazer com que o passe verde europeu funcione com as soluções vindas de países ou de grupos de países de fora da Europa”.

A  OMT tem colaborado estreitamente com as instituições europeias desde o inicio da pandemia. O Barómetro Mundial de Turismo da OMT e a informação sobre restrições de viagem proporcionam dados fiáveis para orientar a resposta da Comissão Europeia, bem como as políticas dos diferentes Estados Membros da U.E.
Em Madrid, o vice-presidente Schinas foi informado dos progressos que a OMT está a realizar no sentido de conseguir um primeiro Código Internacional para Protecção de Turistas, um passo fundamental para restabelecer a confiança nas viagens.

O vice presidente salientou ainda a disponibilidade para participar na próxima reunião da Comissão Mundial de Crise da OMT para o Turismo, um órgão intersectorial criado no começo da crise e que agora está centrado na recuperação de viagens internacionais de forma segura, no restabelecimento da confiança e em garantir às empresas turísticas a liquidez de que necessitam para sobreviver e proteger os postos de trabalho.

Como agradecimento pela sua enorme contribuição para o turismo europeu e para a importância do sector no modo de vida europeu, o secretário geral Pololikashvili entregou ao vice presidente Schinas uma placa comemorativa da sal visita à sede da OMT.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade