Turismo de Cascais: o principal ponto turístico da região "é acima de tudo a hotelaria"

por: António Manuel Teixeira
Turismo de Cascais: o principal ponto turístico da região "é acima de tudo a hotelaria"
O Turismo.PT

No âmbito da IBTM, Feira de Turismo de Barcelona, a representante do Turismo de Cascais, mencionou os pontos de interesse que os turistas procuram na zona.

 

Para Maria José Alves, do Turismo de Cascais, a IBTM "é uma das principais feiras para turismo de negócio", referindo que esta edição "correu extremamente bem".

A directora do Cascais Visitors & Convention Bureau, afirmou "é assumido que para os mercados maduros e secundários, que nos começam a conhecer, vêm obviamente, pedir informação". Isto "por causa da nossa oferta excelente que temos, não só na hotelaria, como no Centro de Congressos, da restauração e do casino". Ao longo de três dias de feira "foi isto que estivemos a fazer".

Os principais turistas da Costa do Estoril são "alemães, ingleses e americanos".

Para Maria José Alves o Brexit "não é preocupante para Cascais", isto porque "os ingleses sempre viajaram bastante para Portugal", salientando que "sempre foi um destino que escolheram bastante". A responsável reforçou afirmando "para nós, não vejo qualquer tipo de problema".

Quando questionada sobre os principais pontos turísticos da região, respondeu "é acima de tudo a hotelaria". Mas existem outros motivos para visitarem Cascais, como o facto de "ser um lugar relaxante, pelo seu sossego, pela paz, pelas paisagens deslumbrantes e acima de tudo porque é ao lado de Lisboa", explicou. A directora salientou que "temos a sensação de poder passar mais uns tempos, mais relaxantes ao lado de Lisboa".

Enquanto aguardávamos pela entrevista, assistimos a alguns pedidos de informações por parte de uma visitante. Um dos aspectos que Maria José Alves referiu da região foi "devem alugar um carro para ir à Praia do Guincho, que é muito bonita".

Perante esta recomendação, questionamos o motivo pelo qual os transportes públicos para aquela praia terminarem, no Verão, pelas 19:00. Recordamos ainda que existe a cerca de um quilómetro um Parque de Campismo, da Orbitur, considerado um dos melhores da Europa. Nenhum campista tem transporte público para o Centro da Vila após as 19:00.

Perante estes factos tentámos perceber se existia alguma novidade para o próximo Verão, mas Maria José Alves Directora da área de Congressos, Reuniões e Incentivos do Turismo de Cascais, respondeu "não terminam muito cedo", acrescentando que "não temos problemas com transportes", uma vez que "temos bastantes alternativas, sem ser carros ou autocarros", especificando "podemos fazer caminhadas ou ir de bicicleta".

Embora tentássemos obter uma explicação mais clara, assim como abordar outros assuntos, a responsável concluiu dizendo "pensava que fosse uma entrevista séria, mas não o é", frisando que "proíbo de publiquem as minhas respostas".

Uma vez que respondeu de livre vontade a todas as questões colocadas, não fará qualquer sentido não publicar a entrevista.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways