Turismo do Porto, do Centro e Castela e Leão reforçam cooperação no Turismo

por: Zita Ferreira Braga

O Turismo do Porto e Norte e as entidades das regiões vizinhas de Castela e Leão e do Centro de Portugal acordaram numa série de iniciativas tendentes a fazer face à situação provocada pela actual pandemia.

As iniciativas passam pelo reforço da cooperação transfronteiriça em produtos turísticos comuns às regiões, nomeadamente através de uma estruturação, promoção e valorização turística conjunta.
Entre os produtos turísticos conjuntos mais relevantes “destacam-se o Enoturismo, Gastronomia e Vinhos, os Lugares Património Mundial da UNESCO, o Turismo Cultural e Religioso e as Rotas Napoleónicas”.

Foram salientados os caminhos de Santiago dos Itinerários, tendo sido ressalvado o facto “de o Caminho Português ser o que mais tem crescido entre todos os Caminhos. Também as Rotas dos Vinhos, que juntam as três regiões, mereceram atenção redobrada”.


A reunião, que decorreu através de uma plataforma online, contou com a participação de “responsáveis das áreas do turismo das regiões Centro de Portugal, Porto e Norte de Portugal e Castela e Leão, além das CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional) do Centro e do Norte, entre outras instituições”.

A 31.ª Cimeira Ibérica, que terá lugar em Outubro, na cidade da Guarda,”foi outro tema relevante da conversa de hoje”.

Os participantes sublinharam a necessidade de se preparar uma agenda comum a nível do Turismo, “enquanto elemento aglutinador em domínios como a mobilidade e acessibilidade, a digitalização, inovação e eficiência energética, a sustentabilidade e economia circular, a coesão territorial e competitividade e a formação e qualificação da oferta e activos.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade