Passageiros com destino à Madeira com testes gratuitos no Porto

por: Zita Ferreira Braga
Passageiros com destino à Madeira com testes gratuitos no Porto
Divulgação

Os passageiros, idos do Porto e que viajem para a Madeira podem efetuar testes à covid-19 sem custos.



De acordo com uma informação do Governo Regional, a partir de terça-feira, passageiros que viajem do Porto para a Madeira podem efectuar testes à covid-19 sem custos, no Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental.

"Todos os passageiros com viagens programadas para a Região Autónoma da Madeira podem realizar teste PCR à covid-19 no Porto, sem custos, a partir do dia 21 de Julho. As colheitas serão realizadas no Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental", refere a nota divulgada pelo gabinete do secretário da Saúde madeirense.

De acordo com o mesmo comunicado o executivo da Madeira “celebrou um protocolo para o efeito, através do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).

Para poderem efectuar o teste, os viajantes devem solicitar o agendamento da colheita da amostra, podendo recorrer a três meios.


A nota menciona que uma da hipóteses é enviar um email para adc.pocidental@arsnorte.min-saude.pt, facultando o nome, número de utente Serviço Nacional de Saúde, data de nascimento, número de telemóvel, contacto de 'email', morada de destino e cópia do bilhete electrónico e/ou recibo de viagem.

Outra possibilidade é por contacto telefónico para o número 220 412 254 (dias úteis entre as 13:00 e as 19:30, podendo também efectuar o agendamento de segunda a quinta-feira (entre as 13:00-15:00 e as 18:00-19:45) e às sextas-feiras entre as 09:00 e as 11:00.

Com base neste protocolo, "os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) indicados pela ARS Norte realizarão gratuitamente testes de diagnóstico covid-19, a quem pretende viajar para a Madeira com partida do continente", sublinham.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo IASAÚDE sobre a situação epidemiológica na Madeira, a região mantém o total de 102 casos de covid-19, com 94 doentes recuperados e oito activos.

A operação de rastreio de viajantes nos aeroportos da Madeira e Porto Santo teve início em 01 de Julho, na sequência de uma resolução do Governo Regional, que substituiu o regime de quarentena pela obrigatoriedade de os passageiros apresentarem um teste negativo realizado até 72 horas antes do início da viagem, ou, então, a efectuá-lo à chegada.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 606 mil mortos e infetou mais de 14,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.


Em Portugal, morreram 1.691 pessoas das 48.771 confirmadas como infectadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


Como é do conhecimento geral, doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade