Teatro do Bairro apresenta “Ubu Rei” de Alfred Jarry e encenação de António Pires

por: Zita Ferreira Braga

De 03 a 20 de Agosto estará em exibição no Museu Arqueológico do Carmo a peça de Alfred Jarry “Ubu Rei” encenada por António Pires a partir da versão e adaptação de Luís de Lima e Alexandre O’Neill

 

Esta é a história de “Ubu Rei”

Em 1888, Alfred Jarry e os seus colegas de escola decidiram parodiar o aspecto grotesco e boçal do seu professor de física, constantemente alvo do ridículo por parte dos alunos. Assim nasce “Rei Ubu”, que o autor criou para representar a terrível natureza animal do Homem, expondo o nível de crueldade e desumanidade a que se consegue chegar a partir de uma simples situação de poder.
Ubu assassina o rei Venceslau e usurpa o trono da Polónia. Ao longo de uma sucessão de episódios absurdos, exerce o seu reinado de forma brutal e sanguinária, deixando o país na miséria. Figura monstruosa e corrupta, mas acima de tudo, covarde, estúpida e ridícula (de tal maneira, que dá vontade de rir), Ubu pratica uma política catastrófica em seu próprio interesse, arruinando todo o território à sua volta. Uma metáfora assustadora que, ciclicamente, vai encontrando ecos na realidade política internacional.

O espectáculo é legendado em inglês, com estreia marcada para as 21:30 do dia 03 de Agosto no Museu Arqueológico do Carmo.

A interpretação é da responsabilidade

de Alexandra Rosa, João Barbosa, Mário Sousa, Rafael Fonseca e do

elenco Act School: Filipa Louceiro, Joana Flora, João Redondo, Mafalda Berenguer, Margarida Alves de Brito, Maria Vitorino, Mariana Branco de Sousa, Miguel Carvalho Pinto, Renato Terêso, Rita Ramos Mendes, Vera Moura

Agradecimentos: Luísa Costa Gomes, Rute Silva

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways