Comissão Europeia bloqueia acçao da Booking Holders

por: Zita Ferreira Braga

Comissão Europeia impede aquisição pela Booking Holders

Para a HOTREC, que representa o sector hoteleiro na Europa, tratou-se de uma decisão que poderá impedir aumento de   poder de uma das maiores plataformas , “que afecta as operações diárias de dezenas de milhares de Pequenas e Médias Empresas (PME) no setor hoteleiro”.
Se a acção tivesse sido aprovada a Booking poderia realizar vendas cruzadas dos seus diversos serviços e fortalecer ainda mais a sua posição dominante no mercado hoteleiro. De acordo com o estudo de distribuição da HOTREC, a quota de mercado da Booking no mercado de alojamento hoteleiro aumentou consideravelmente de 60% em 2013 para 71% em 2021.

“Há muito tempo que a HOTREC tem vindo a alertar para o poder de mercado da Booking e o seu impacto nos hoteleiros europeus. A decisão de hoje da Comissão Europeia leva em consideração essas preocupações e só pode ser aplaudida. A HOTREC continuará a monitorizar de perto e reagirá com firmeza a quaisquer decisões comerciais que tenham um impacto negativo nas PME hoteleiras”, afirma Marie Audren, directora geral da HOTREC.

“Os hoteleiros europeus enfrentam diariamente práticas desleais por parte das poderosas agências de viagens online (OTA)”, sustenta a HOTREC.

Embora a decisão, que foi tomada esta terça-feira, seja crucial em termos de aplicação da legislação de concorrência, a HOTREC treconhece que já existem avanços legislativos significativos com a implementação da Lei dos Mercados Digitais (DMA). “Esta lei representa um marco importante para o setor hoteleiro, uma vez que proíbe cláusulas de paridade de preços, que impedem os hoteleiros de oferecer preços melhores nos seus próprios canais do que na plataforma”, refere a associação. Além disso, proporcionará aos utilizadores profissionais um melhor acesso aos dados gerados pelas suas listagens.

 

0

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade