Portal do Turismo de Torres Vedras a porta aberta do concelho a todo o mundo

por: Zita Ferreira Braga
Portal do Turismo de Torres Vedras a porta aberta do concelho a todo o mundo
Torres Vedras

É este o Portal do Turismo de Torres Vedras, site que foi apresentado no dia 07 de Julho, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

A criação deste portal é uma iniciativa de grande importância e significado uma vez que, segundo as palavras da vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, “a experiência do turista inicia-se muito antes de chegar ao nosso território”, sendo as ferramentas de comunicação essenciais para o potencial turista começar a “estabelecer uma relação afectiva com este território”.

Segundo Ana Umbelino, o Portal do Turismo é “uma ferramenta de grande utilidade também para os próprios agentes turísticos locais”, que poderá ser útil no estreitamento de relações entre os mesmos, permitindo mostrar “os produtos inovadores que têm para oferecer e inclusivamente poder vir a trazer investimento para o concelho de Torres Vedras”.

Ana Umbelino considera ainda que o Turismo neste território “está no bom caminho”, já que está à frente das novas tendências nessa área, que passam não pela massificação, mas pela “redefinição do turista como um cuidador do património e não um canibalizador de territórios”.


Já segundo o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Portal do Turismo era uma ferramenta que faltava e que estava prevista no Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Torres Vedras.

Para Carlos Bernardes, este site permite compreender a “múltipla, qualificada e distinta oferta turística do Concelho”, em que a sustentabilidade se afirma como um pilar fundamental."
Ainda segundo o edil a plataforma apresentada integra-se no modelo governação que se pretende desenvolver no território torriense.

O Portal do Turismo de Torres Vedras apresenta uma imagem atractiva, o que para a técnica de Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Marta Fortuna, é “uma ferramenta de comunicação intuitiva, muito clara e apelativa”. Para já apresenta conteúdos em inglês e português, mas no futuro terá também em espanhol e francês.

Na homepage deste portal são facultados conteúdos estruturados em cinco itens: Saber; Visitar; Explorar; Provar; e Ficar.

Junto a estes cinco itens são destacadas as seguintes temáticas, tendo em conta os produtos turísticos estratégicos do concelho de Torres Vedras, podendo ainda aceder à informação: “Cultura”; “Sol e Mar”; “Natureza”; “Gastronomia e Vinhos”; e “Saúde e Bem-Estar”.
Numa área mais abaixo da homepage, destaca-se o vídeo promocional do concelho de Torres Vedras, a agenda, a informação sobre a localização de pontos de interesse, os contactos úteis ao turista e uma área reservada aos profissionais de turismo.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade