Mais de 1000 empresas de actividade turística do Centro de Portugal já são “Clean and Safe”

por: Zita Ferreira Braga
Mais de 1000 empresas de actividade turística do Centro de Portugal já são “Clean and Safe”
Turismo do Centro

Cerca de um terço dos empreendimentos turísticos da região estão abertos

Mais de 1000 empresas de actividade turística do Centro de Portugal já conquistaram o direito de exibir o selo “Clean and Safe”.

“Clean and Safe” é um selo que resulta de um processo de certificação do Turismo de Portugal com o objectivo de transmitir maior confiança aos turistas.

Na região Centro de Portugal, exibem o selo, actualmente  418 empreendimentos turísticos, 224 unidades de alojamento local, 214 agentes de animação turística, 149 agências de viagens e operadores turísticos e ainda 86 restaurantes (estes ao dia de ontem). Para a restauração, assinale-se, o processo começou mais tarde, a 15 de Maio.

Os números têm crescido diariamente, assim como o interesse manifestado pelas empresas em aderir ao processo, através da colocação de questões práticas sobre o processo formal de obtenção do selo e quanto aos procedimentos a adotar, uma vez que cada tipo de actividade tem associado um conjunto de requisitos específicos.

O Turismo Centro de Portugal (TCP) associou-se desde a primeira hora a esta iniciativa, através da divulgação do selo “Clean & Safe” junto das empresas elegíveis e da disponibilização de apoio técnico a todos os interessados. Paralelamente, o TCP tem em curso um conjunto de videoconferências, em parceria com o Turismo de Portugal e com representantes das associações do setor, com o intuito de reforçar a formação dos empresários sobre todos os aspectos deste selo.

Registe-se que o Gabinete de Apoio ao Investimento Turístico do TCP recebeu, desde 10 de Março, mais de 550 atendimentos a empresários, com dúvidas relacionadas com o período de pandemia e também sobre novos projectos de investimento. Só em Maio, registaram-se já 225 atendimentos, o que prenuncia que este vai ser o mês com mais atendimentos de sempre.

Os empresários da actividade turística do Centro de Portugal estão de parabéns. Assim que o Covid-19 os obrigou a suspender as operações, arregaçaram as mangas e dedicaram-se a preparar o dia em que poderiam reabrir”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. “Hotéis, alojamentos, restaurantes e todas as empresas do setor não se pouparam a esforços para dotar os seus estabelecimentos e os seus negócios de todas as condições exigidas por esta nova realidade, pelo que não surpreende que sejam já mais de 1000 as empresas da região com o selo ‘Clean & Safe’. Este selo é a melhor garantia que podemos dar aos turistas de que podem visitar o Centro de Portugal em total segurança”, acrescenta.em jeito de conclusão


Mais de um terço dos empreendimentos turísticos da região de portas abertas


O Gabinete de Apoio ao Investimento Turístico do TCP calcula que mais de um terço dos empreendimentos turísticos da região Centro de Portugal estão a funcionar, de acordo com um levantamento feito pela entidade. Os números, que resultam de uma amostra representativa das unidades da região (à exceção de parques de campismo), demonstram que 39,8% dos empreendimentos estão abertos, 33,7% vão reabrir até 15 deJunho e 26,3% só o farão depois de 15 de Junho.


Postos de informação turística a caminho da normalidade


Dois dos postos de informação turística do Turismo Centro de Portugal já reabriram as portas, após o período de confinamento obrigatório, e estão disponíveis para prestar todo o auxílio a quem os procura. São eles os postos de Aveiro e Fátima, que estão abertos desde dia 18 de Maio, funcionando das 10:00 às 13:00 e das 14.00 às 16.00. A partir de 01 de Junho, funcionarão no horário regular.


Os postos de informação turística de Leiria, Coimbra, Covilhã e Viseu vão reabrir a 25 de Maio, funcionando das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00. A partir de 01 de Junho, funcionarão no horário regular. A 01 deJjunho, abrirão também os postos de informação turística de Manteigas, Belmonte e Vilar Formoso (estes dois de forma condicionada), no horário regular.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade