Macedo de Cavaleiros debate futuro do Turismo de Natureza em Seminário Internacional

por: Zita Ferreira Braga

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros realiza, no próximo dia 31 de Janeiro, o II Seminário Internacional sobre Turismo de Interior.



Em debate estará o futuro do Turismo de Natureza e o contributo que este pode dar para combater a desertificação do território.

A sessão de abertura contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, Benjamim Rodrigues, e do presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.

A sessão de encerramento será preenchida com uma comunicação da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.


Tendo em conta o grande potencial de Macedo de Cavaleiros na área do Turismo de Natureza, o vereador com o Pelouro dos Mercados e Feiras Municipais, Rui Vilarinho, salienta que o objectivo deste Seminário será “perceber o que poderemos fazer para acrescentar valor e corrigir o que estiver menos bem, de forma a atrair mais pessoas para o interior, o que é muito importante face à desertificação”.


Na opinião de Rui Vilarinho, se as terras do interior do país não tiverem “elementos atractivos”, as pessoas não se deslocam a esses locais.
No caso de Macedo de Cavaleiros, o autarca recorda, precisamente, que o concelho “tem coisas maravilhosas que os visitantes podem contemplar, como são os casos da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e do Geopark Terras de Cavaleiros – Geoparque Mundial da UNESCO”.


O programa do II Seminário Internacional sobre Turismo de Interior divide-se em três painéis.

O primeiro, que preencherá toda a manhã, será dedicado à definição sobre “O que é o Turismo de Natureza”.

Da parte da tarde, será analisado o papel do Desporto como potenciador do Turismo de Natureza e, no terceiro e último painel, a Visão Empresarial em torno deste tipo de turismo.


Este Seminário é um dos vários eventos que se realizam no âmbito da XXIV Feira da Caça e do Turismo e da XXVI Festa dos Caçadores do Norte, que decorrem de 30 de Janeiro a 02 de Fevereiro, no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.

Com um investimento de 100 mil euros e esperando receber cerca de 40 mil visitantes, estarão presentes cerca de 200 expositores, naquela que é considerada a maior feira do género na região Norte de Portugal.


Rui Vilarinho destaca, a propósito, a importância deste evento, do ponto de vista económico, para Macedo de Cavaleiro. “São milhares de pessoas que visitam o nosso território, muitas das quais residentes fora da região e que, por isso, ficam cá dois a três dias para participar nas diversas actividades programadas”, salienta o autarca

A XXIV Feira da Caça e do Turismo conta com uma área coberta de seis mil metros quadrados no Parque Municipal de Exposições, mas vai chegar ainda a outros pontos do concelho, com a realização, por exemplo, de montarias em Bornes, Talhas, Limãos e Salselas.
 
Estão ainda previstas várias outras actividades como um Trail Rota do Corço, no dia 02 de Fevereiro, que conta para a Taça Distrital de Corrida em Montanha da Associação de Atletismo de Bragança, ou o XV Raid Turístico da Feira da Caça.


Paralelamente, irá realizar-se a VII Rota Gastronómica do Javali, com a participação de vários restaurantes do concelho e onde, naturalmente, o javali será o rei e senhor das ementas. O programa conta ainda com a XIII edição da Copa Ibérica de Cetraria (31 de Janeiro a 02 de Fevereiro) e uma Corrida de Galgos (02 de Fevereiro).

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade