Semana Cultural Romena na Universidade de Lisboa

Semana Cultural Romena na Universidade de Lisboa
Jornal Hardmusica

De 07 a 11 de Maio a Universidade de Lisboa acolherá a Semana Cultural Romena, um programa organizado por iniciativa do Leitorado da Língua Romena (LLRL) da Universidade de Lisboa, em parceria com o Instituto Cultural Romeno em Lisboa e a Embaixada da Roménia na República Portuguesa, no âmbito da celebração do Centenário da Grande União. Durante cinco dias haverá actividades de promoção e consolidação da língua e cultura romena no meio académico português.

 


A semana cultural romena teve início nesta segunda 07 de Maio, com uma aula aberta de língua romena, ministrada por Roxana Ciolăneanu, leitora de língua romena na Universidade de Lisboa, e continuará com um workshop de tradução, organizado em parceria com o Leitorado de Língua Romena da Universidade Sapienza, em Roma.

Foi ainda projectado o documentário Wild Carphatia I, legendado em português, com o apoio da Almond Films para o Travel Channel, bem como uma selecção de curtas-metragens romenas de animação, "Best of Anim'Est", como o apoio do Festival Internacional de Filme de Animação - "Anim'Est".


Para os dias 08 e 09 de Maio, está programada a 7ª edição da Conferência Anual dedicada aos Estudos Romenos na Universidade de Lisboa, com o tema “Mitos, contos e lendas em tradução”.
A tradição das conferências destinadas a promover a identidade linguística e cultural romena, bem como a abordagem do ensino da língua romena como língua estrangeira, teve início em 2012.”

Estas sessões de apresentação bem como as palestras são organizadas pelo Leitorado de Língua Romena da Universidade de Lisboa e contarão com um número de cerca de 20 convidados.
Com o apoio do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, nesta edição marcarão presença dois conhecidos e prestigiados especialistas romenos da Universidade de Bucareste: como  Radu Toma (tradução) e  Ioana Fruntelată (etnologia).

As actividades prosseguem a 10 de Maio com uma maratona de leitura intitulada “Lisboa lê em romeno”, um projecto lançado no ano passado pelo Instituto Cultural Romeno e pela Embaixada da Roménia, “que homenageia autores romenos clássicos, modernos ou contemporâneos.

 Este ano, a maratona de leitura decorrerá na Biblioteca da Faculdade de Letras (FLUL) sob a égide do professor e filólogo Victor Buescu, exilado em Portugal após o estabelecimento do regime comunista na Roménia.

A anfitriã desse evento será a própria filha de Victor Buescu, Helena Carvalhão Buescu, professora catedrática na FLUL.

Além da participação de estudantes e professores da Universidade de Lisboa, a maratona de leitura contará com a presença da Embaixadora da Roménia em Portugal, Ioana Bivolaru, de escritores portugueses, personalidades da vida cultural lisboeta, tradutores, membros da diáspora romena, amantes da literatura.

Cada leitor poderá reservar, no programa da maratona, que durará das 17:30 às 21:00, um tempo de leitura de cerca de cinco minutos, na língua portuguesa ou romena.

Na mesma ocasião, Titus Isfan, um jovem artista romeno irá acompanhar as leituras com fragmentos musicais de guitarra clássica. Por último, os amantes da gastronomia poderão saborear produtos tradicionais romenos, no espaço organizado na Biblioteca da FLUL.


A semana cultural romena encerra na sexta-feira, dia 11 de Maio, com a inauguração da exposição Roménia Nobre e Real da autoria do fotógrafo português José Luís Jorge, no Sala Lambrino-Buescu, um espaço dedicado aos estudos romenos, inaugurado em 2016, em memória dos professores Scarlat Lambrino e Victor Buescu.

A exposição integra cerca de 20 fotografias de algumas das residências da família real romena, verdadeiras joias arquitetónicas e, portanto, uma oportunidade de mostrar aos alunos uma importante página da história da Roménia.

A inauguração será seguida de uma conferência sobre "O Ocidente e o Oriente Europeu do Universo Linguístico Românico", proferida pelo Professor Daniel Silva Perdigão.

A Semana Cultural Romena é de entrada livre e está aberta ao público geral.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade