Marvão lembra a sua Fundação e traz mundo árabe à vila

por: Zita Ferreira Braga

Marvão e Badajoz unem-se, uma vez mais, para celebrar a Al Mossassa, em homenagem a Ibn Maruan, figura ímpar e visionária, rebelde fundador das duas localidades.

 

Nos dias 06, 07 e 08 de Outubro, a vila de Marvão recua até ao séc. IX, recordando as suas origens e o ambiente e cultura que então se respirava naquela vila.

A décima segunda edição da Al Mossassa terá uma animação itinerante e de palco, constante, ao longo dos três dias, com recriações históricas, espectáculos de música, dança, fogo, artes circenses e vídeo mapping.

No “Mercado das 3 Culturas”, situado na parte alta da vila, vai ser reconstituído o ambiente de um mercado típico da época, com cerca de 70 pontos de venda.

Neste espaço, onde vão coabitar os legados islâmico, judaico e cristão, o visitante poderá encontrar um vasto leque de produtos e objectos relacionados com estas culturas, tomar o verdadeiro chá árabe e saborear as iguarias de outrora.

A “Festa da Fundação” começa no dia o6 de Outubro, com a inauguração oficial da estátua de homenagem a Ibn Maruan, fundador de Marvão, o que acontecerá pelas 17:30.

Trata-se de uma peça da autoria de João Cutileiro que se encontra junto à porta do Castelo.


Na sexta-feira e no sábado, a partir das 21:30, haverá junto à entrada do Castelo, um espectáculo único, dedicado às três culturas, com música, dança, acrobatas, malabares de fogo e vídeo mapping.

O Festival Al Mossassa termina, pelas 20:00, no domingo, após um desfile pelas ruas de Marvão, com músicos, bailarinas, malabaristas, manipuladores de fogo e andarilhos, aves de rapina, encantadores de serpentes e figuras caraterísticas da época.

Paralelamente a este certame, o Município promove, entre os dias 05 e 15 de Outubro, na Casa da Cultura, a XIV Feira do Livro de Marvão.
Com o intuito de promover “os hábitos de leitura, mediante a apresentação do comprovativo de compra de livros, a autarquia oferece a entrada no Festival Al Mossassa”.

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade