Tem início esta quinta-feira, 25 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o 4.º Encontro ASEM para Governadores e Presidentes de Câmaras Municipais, iniciativa que, até dia 27, junta representantes de várias cidades asiáticas e europeias num debate sobre temas políticos, económicos e culturais.
Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, participa na sessão de abertura que conta ainda com o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Islamabad, Sheikh Ansar Aziz, e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.
Os trabalhos decorrem no Pátio da Galé (Sala do Risco), tendo como temas de discussão:
- Mobilidade e Sustentabilidade Ambiental (dia 25 pelas 11:00);
- Inovação e Empreendedorismo (dia 25 pelas 15:30);
- Inclusão e Interculturalidade (dia 26 pelas 10:00).
O encerramento terá lugar pelas 12:00 do dia 26 contando com a presença do Presidente da edilidade Fernando Medina.
É a primeira vez que Lisboa acolhe um encontro da ASEM, uma plataforma de estados asiáticos e europeus, fundada em 1996, que conta actualmente com 53 membros. O primeiro encontro para governadores e presidentes de câmara decorreu em 2010, com representantes de vinte cidades.