De 27 a 29 de Abril o Teatro Maria Matos apresenta a dupla Jonas Lopes e Lander Patrick, com “Adorabilis”
Depois de, em Janeiro passado, terem estreado “Adorabilis” no Guidance, a dupla Jonas Lopes e Lander Patrick apresenta no Teatro Maria Matos esta dança labiríntica.
Juntamente com Lewis Seivwright interpretam um espectáculo que conta com um quarto elemento: um olho que observa as interacções e que interpela performers e público.
“Adorabilis” cria um espaço cerimonial preenchido por corpos em estado de emergência e actua como uma máquina ficcional albergando três presenças expostas e vitimizadas por tensões invisíveis.
Em estado de alerta, as interacções destas presenças são constantemente inspecionadas por um olho virtual, enérgico, não ficando claro se a sua natureza é autoritária ou passiva, se controla ou cuida. Este quarto performer digital pode ainda ter o poder de sugerir ao público que performers ou zonas cénicas são, no momento, mais relevantes.
Jonas & Lander servem-se da riqueza da biodiversidade cultural e natural para criar uma dança-labiríntica. A luz, o som e o cenário são elementos autónomos que afectam o comportamento e a reacção dos performers, tal como a chuva, a noite ou a primavera são elementos determinantes na vida dos animais.
Ficha artística
criação: Jonas&Lander
interpretação: Jonas Lopes, Lander Patrick, Lewis Seivwright
figurinos: Carlota Lagido a partir de ideias de Jonas&Lander
desenho de luz: Carlos Ramos
sonoplastia: Lander Patrick
animação digital: Web4Humans
gestão: [PI] Produções Independentes | Tânia M. Guerreiro
coprodução: Teatro Maria Matos e Centro Cultural Vila Flor
Músicas
Anaconda, de Nicki Minaj – só música sem letra/voz
Monologue, de Moondog – só letra sem composição musical
God is a shark, de Jonas&Lander