Latitudes: o encontro de literatura e viajantes acontece em Óbidos

por: Zita Ferreira Braga

De 28 de Abril a 01 de Maio, Óbidos vai receber “Latitudes” o primeiro encontro de literatura e viajantes.

Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar e até à mesa, são algumas das propostas de um fim-de-semana que vai reunir em Óbidos nomes sonantes da Literatura e das Viagens. Lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, música e conversas sem tempo aos finais de dia, é o programa previsto.


André Carrilho vai estar em residência artística em Óbidos para fazer ilustrações inéditas em aguarela, sobre Óbidos, que depois serão expostas nas diversas livrarias de Óbidos e do concelho, numa viagem que é, ao mesmo tempo, um percurso, com cada uma das aguarelas a ser exibida em cada uma das livrarias do Óbidos Vila Literária.


Os Urban Sketchers Portugal, Urban Sketchers colectivo de Barcelona e Grupo do Risco vão ocupar a Galeria do Pelourinho para o lançamento dos livros “Portugal by Urban Sketchers” e “Porto by Urban Sketchers”.

Vão ainda acontecer conversas, workshops, exposição de cadernos de viagens, experiências de ilustração ao vivo e viagens à mesa, em soirées únicas à volta de um tema de viagem.


Neill Lochery e Guilherme d’Oliveira Martins vão estar numa conversa a partir do novo livro de Lochery, “Portugal Saído das Sombras - Da Revolução de 1974 ao Presente”.
Será mais uma viagem de um prestigiado catedrático da University College London, que já editou dois livros sobre Lisboa e que continua a olhar de fora para a história do nosso País.


Paulo Moura e Cândida Pinto vão estar à conversa, com moderação de Vanessa Rato, e Rui Cardoso Martins, Altino Barradas, Isabel Lucas e Manuela Correia vão falar sobre como uma viagem geográfica se pode transformar numa peregrinação interior ficcional.


A residência literária em Óbidos do escritor brasileiro José Santos (Prémio Jabuti 2016 (Livro Infantil) vai continuar com o lançamento de livros resultantes dessa experiência e outras iniciativas para o público juvenil e para os pais.


Haverá brunchs, com lançamentos de livros e tantas outras coisas, como o anúncio oficial do Prémio Viagens & Vantagens da Via Verde, que visa promover o Turismo e a Literatura de viagens em Portugal.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways